Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Três Fronteiras-SP

Às margens do Rio Paraná, no alto noroeste do Estado paulista, encontra-se uma terra de aventura conhecida pelo nome de Três Fronteiras.

O município recebeu o título oficial de “Interesse Turístico” por oferecer atrativos e infraestrutura, além do seu ‘Parque Ecoturístico da Areia Branca’.

Inusitado Portal Turístico de Três Fronteiras. Foto: Reprodução internet

O parque oferece trilhas ecológicas, arvorismo, tirolesa, paredão de escalada, pranchas, banana boat, caiaque, flyboard, pesca esportiva, passeios de barco ou de lancha, jet ski etc.

Publicidade

Ao par da sua boa gastronomia, Três Fronteiras tem o maior complexo de condomínios e ranchos de veraneio nas margens do Rio Paraná aguardando a sua hospedagem e da sua família.

Aquela boa prefeitura mantém um eficiente Departamento de Turismo à sua disposição.

Santo Antonio da Alegria-SP

Num local onde era uma fazenda pertencente à cidade de Batatais, e que servia de parada para os tropeiros descansarem, nasceu a cidade de Santo Antônio da Alegria.

Nome do padroeiro, Santo Antônio de Pádua, e da alegria das muitas festas acontecidas na época.

Diversão garantida em Santo Antônio da Alegria-SP. Foto: Reprodução internet

Hoje, a cidade é farta em turismo rural, cultural, gastronômico, de aventura e de feiras e outros eventos.

A Serra da Lajinha, mais conhecida como “Ilha do Ar”, um dos pontos turísticos da cidade, tem rampa de Voo Livre a 1.100 metros de altitude, recebe turistas de todas as partes do país e é sede de campeonatos estatuais e brasileiros.

Conheça Santo Antônio da Alegria. Info: (16) 3668-1233.

Potim, terra de artesanato

A menos de 2 km da cidade de Aparecida, separada pelo rio Paraíba do Sul, está a cidade de Potim, última por onde passam 70.000 romeiros do ‘Caminho da Fé’ anualmente, antes de chegarem em Aparecida.

A sua Matriz do Bom Jesus é parada obrigatória, não só pela beleza interior com, também, pela imagem trazida de Portugal no ano de 1.717.

Artesanato em Potim-SP

Potim é a terra do artesanato, principalmente pelas peças decorativas feitas com folhas de taboa (pronuncie ‘ô’), onde em cada peça prevalece a originalidade dos artesãos.

Outro destaque é a gastronomia local, com o bolinho de mandioca com carne seca puxando a fila. Uma delícia a ser provada.

Mais informações: (12) 3112-9209.

Zacarias-SP

Município criado em 1992, portanto com pouco tempo de maioridade, mesmo assim já tenta dar os seus primeiros passos no turismo, até para aproveitar as belezas naturais do lugar.

Lugares agradáveis em Zacarias-SP. Foto: Reprodução internet

O povoado tinha sido iniciado em 1941, após uma família Zacarias ter ali chegado em carro de boi.

Lhes foi recomendado um correto e eficiente conselho municipal de turismo para que sejam iniciados os estudos do que criar e do que melhorar para atender os seus visitantes.

Está localizado na região de S.J. do Rio Preto, e já faz parte da região turística ‘Tietê Vivo’.

Caminho do Papa

Com esse nome foi criado um roteiro de turismo religioso tendo como objetivo vivenciar a rota realizada pelo Papa Bento XVI quando esteve no Brasil em 2007.

Roteiro Caminho do Papa, em Potim-SP. Foto: Reprodução internet

Ele esteve na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, e se hospedou em Aparecida.

Assim, o roteiro ficou entre as três cidades, Aparecida, Guaratinguetá e Potim, onde a Matriz Bom Jesus de Potim sempre é visita obrigatória.

O percurso tem 25 km e é percorrido a pé num sentido, ou de carro em sentido contrário.
Saiba mais: (12) 3112-9209.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo