Falando de Vinho

A festa do Beaujolais Nouveau – Falando de Vinho

Beaujolais Nouveau é um vinho tinto elaborado com uvas Gamay, cor roxa, na região francesa de Beaujolais, na Borgonha. Desde a década de 1980, religiosamente na terceira quinta-feira do mês de novembro, a França se rende aos encantos do Beaujolais Nouveau e realiza uma festança, que se espalhou por vários países, inclusive Japão e Bélgica.

O Japão, por exemplo, além de ser o maior consumidor do Beaujolais Nouveau, propõe um banho do vinho no Monte Fuji. Em Bruxelas, capital belga, a água da fonte da famosa estátua Manneken-Pis, que é a figura de um menino urinando, é substituída pela bebida.

La Beaujolais
La Beaujolais

Devido à sua proximidade com o Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano, eles escolhem este vinho tinto com sabor refrescante e frutado como acompanhamento de sua refeição nesse feriado nacional.

Leia também:

  1. Vinho laranja: uma novidade de 8.000 anos
  2. Ampelografia: já ouviu falar?
  3. Rainha Elizabeth II e seus drinks preferidos

Na festa o vinho é distribuído gratuitamente, além de ter virado evento do calendário francês, agrega valor à produção. O slogan oficial desses vinhos se tornou o “Le Beaujolais Nouveau est arrivé!” (“O Beaujolais Nouveau chegou!”)

La Beaujolais
La Beaujolais

Para os amantes da bebida que gostam de um vinho frutado, pouco tanino e com aromas que remetem a frutas com certeza irá apreciar o vinho, pois é fácil de beber e cabe no orçamento, se tratando de um vinho francês. É o mais próximo que um vinho tinto pode chegar de um branco em termos de frescor, tanto que é melhor apreciado em temperaturas mais baixa do que a recomendada para tintos convencionais.

É considerado um vinho de vida curta, o consumo vai desde o dia em que é lançado, em novembro, até pouco mais de seis meses após sua fabricação. E para que esteja em boas condições, sua venda para os comerciantes é proibida a partir de agosto do ano seguinte.

Érica Falsirolli Franchi
Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?