Leondenis Vendramim

“Vós orareis assim”

Oração é abrir o coração a Deus, como se fosse a um amigo, de muita confiança. Abrir o coração a um amigo é confidenciar-lhe todas as inquietações, necessidades, interrogações, tristezas e alegrias sincera e francamente, não por meio de palavras decoradas ou repetitivas.

“Vós orareis assim”, disse Jesus. Ele estava orientando sobre a conduta durante a oração, não necessariamente dando a fraseologia, embora possa usá-la desde que tenha consciência do que se diz. O contexto deixa claro o pretendido contraste. O Mestre disse: quando orardes, não sejais como os hipócritas que oram nas esquinas para se exibirem. Não useis de vãs repetições semelhantes a eles, pois o seu Pai sabe do que necessitam antes de pedirem. O problema era a motivação. Como os fariseus gostavam de ser observados, oravam quando havia pessoas olhando. Sua motivação era se exibir como modelo de santidade. O conselho de Jesus era a forma de se dirigir a Deus não o que falar. Portanto, orareis assim… (Mat. 6:9). A palavra “portanto” é uma conjunção conclusiva, ou seja, está concluindo o que disse acima sobre como orar e não a receita pronta da oração estava orientando sobre as atitudes do orador e não tanto as frases a serem proferidas. As palavras de Cristo: vós orareis assim, são enfáticas no grego dirigidas aos discípulos a fim de orientá-los sobre como orar e não padronizar as petições.

Jesus não teve a intenção de ensinar uma reza decorada e repetitiva. “Ao orar, disse Jesus, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis a eles, pois o vosso Pai sabe do que necessitais antes de Lho pedirdes.” (Mat. 6:7-8) Uma súplica decorada e repetida, não é consciente da solicitação. Um filho não se dirige assim ao seu pai. “se não vos converterdes e não vos tornardes como criança de modo algum entrareis no reino dos céus.” (Mat. 18:3).

A oração não muda a Deus, antes, é para mudar o suplicante. O termo Pai nosso é para que o ser humano torne-se humilde, compreenda que somos todos irmãos, iguais perante o Criador e por Ele amados. Se pensarmos no significado deste pedido, “Perdoa-nos, assim como perdoamos aqueles que nos ofendem”, (Mat. 6:12) pensaremos muito antes de tal pedido. Se orarem diferente dos seus motivos íntimos serão como os ímpios e rogando pela própria condenação. Antes devemos implorar: ajuda-nos a perdoar assim como o Senhor nos perdoa. Se perdoar aos homens, será perdoado, mas se não perdoar, não será perdoado. (Mat. 6:14-15)
Se ao orarmos: “Não nos deixes cair em tentação”, (Mat. 6:13), mas não nos desviamos delas, antes permitimos que os maus desejos e sentimentos nos dominem, não é isto, hipocrisia própria dos gentios?

Oração é de suma importância. Oração, diz Ellen G. White, é a chave do celeiro de Deus nas mãos do ser humano. Os grandes homens de Deus como Davi, Daniel estavam sempre em comunhão com o Pai Celeste. Davi disse: “A minha alma tem sede de ti, o meu corpo Te deseja muito como uma terra seca e cansada onde não há água.” Na minha cama lembro-me de Ti, medito em Ti nas vigílias da noite”. (Sal. 63: 1 e 6)
“Deus é amor” (1João 4:8), o manancial de todo o bem, “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” (João 7:37) Falar com Deus, louvá-Lo, contemplar a natureza e estudar a Bíblia tornam Deus mais familiar, aumenta a confiança em Jeová, dá mais poder para vencer os maus desejos e pensamentos. O apóstolo Paulo apela: “Orai sem cessar; em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus….” (1Tes. 5:17-18).

Nem todas as orações são atendidas. Ele conhece o futuro e sabe o que é melhor para nós. Deus não atendeu a oração de Jesus para livrá-Lo do martírio, (Mateus 26:39) fosse atendida não seríamos salvos. Não ouviu a de S. Paulo (2 Coríntios 12:7-9).

A oração do transgressor da lei é abominável. (Provérbios 28:9) Portanto há de se guardar a lei de Deus a fim de falar com Deus.

Peça com fé ou nada conseguirá. (Tiago 1:6-7, Marcos 11:24) Fé é confiar na resposta. Ele ouve. (Isa. 59:1)
Perdoa antes de orar, (Marcos 11:25, Colossenses 3:13) sem ira e sem mágoa.

Devido aos nossos pecados perdemos o direito de falar com Deus. (Isaias 59:2). Mas Jesus ganhou na cruz esse direito para nós. Tudo o que pedirdes em Meu nome Eu farei. Isto será uma glória para o Pai. (João 14:13).

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto.” (Isa. 55:6)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?