São Paulo, o palco da Independência do Brasil
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro declarou a independência do Brasil.
Palco de um dos acontecimentos históricos mais importantes do nosso país, São Paulo conta com o Museu do Ipiranga como um de seus cartões postais.
A reabertura para o público, após 9 anos fechado para reforma, celebrou o bicentenário do famoso grito da independência e traz novas atrações para o público.
O edifício-monumento, declarado patrimônio histórico, ganhou mais espaço e tem capacidade para até 12 exposições simultâneas.
A maior novidade é um mirante no topo do Museu do Ipiranga, que proporciona uma vista 360° de São Paulo.
As fontes do museu também foram restauradas e teve show de luzes e dança das águas, além de 200 drones que fizeram projeções de momentos históricos, do mapa do Brasil a quadros icônicos.
Como forma de celebrar os 200 anos da independência do Brasil, selecionamos a tela da Diretora-Consultiva da AMITur. a artista plástica Cristiane Carbone, com a fachada do Museu do Ipiranga.
Música? Projeto Guri
O Projeto GURI é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura do Estado.
O projeto atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado paulista, proporcionando oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade.
Ao todo são 384 Polos de Ensino.
Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.
Atualmente, tem inscrições gratuitas, para aulas neste segundo semestre, elas foram prorrogadas até 16 de setembro.
Para participar do Guri não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical. Basta ter vontade.
Inscrições pelo site: https://www.projetoguri.org.br/polos-guri/
Festa Prima Rosa
No segundo final de semana de setembro, a maior ‘festança’ acontece no distrito de Primavera, na cidade de Rosana.
De quinta-feira a domingo, muitos shows com entrada franca, uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Rosana com patrocínio daquela prefeitura e da sua Câmara Municipal.
Rosana é um município localizado no extremo oeste do Estado paulista, onde a foz do rio Paranapanema se encontrada com o rio Paraná.
Rosana só foi antecipada em 1990 e o seu Distrito Primavera foi criado em 1992. Rosana e Primavera merecem a sua visita.
Cicloturismo em Boituva
Estão inauguradas as ‘Rotas de Cicloturismo de Boituva’, município de interesse turístico a 119 km da capital.
São quatro rotas totalizando 72 quilômetros.
As rotas partem da Praça Matriz.
A prefeitura instalou placas de sinalização com QR Code, para o ciclista poder “abrir” por meio do aplicativo “Strava”.
Nas placas constam informações como nível de dificuldade, tempo estimado, quilometragem e elevação do terreno.
Também disponíveis no Portal de Turismo “Visite Boituva”.
(texto de Alexandra Favoretto, MTb 86.897 –setembro 2022)
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –setembro 2022)