A Diretoria de Saúde de Rafard realizou nos dias 1 e 2 de setembro, exames para identificar casos de Tracoma em alunos das escolas municipais professor Luis Grellet, Aurélio Sotto e Josefina Chiarini Borghesi.
O exame visa identificar e prevenir casos da doença ocular, que atinge principalmente crianças e, se não for tratada adequadamente, pode levar a cegueira.
As avaliações foram feitas pelo enfermeiro especializado no tratamento do Tracoma, Alfredo Maurício Ribeiro.
O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada por uma bactéria chamada Chlamydia Trachomatis.
A transmissão se dá por meio do contato com pessoas que tenham a doença ou pelo contato indireto, por meio do uso de objetos e itens que foram utilizados por uma pessoa afetada pelo tracoma.
O tratamento é feito por meio de uso de antibióticos tópicos e orais, que devem ser seguidos à risca para evitar o fortalecimento da bactéria que causa a doença.
Segundo o governo municipal, as crianças que não apresentaram nenhum sintoma foram liberadas e as demais, receberão o tratamento adequado com a autorização dos pais ou responsáveis.
O prefeito Fabio Santos e o vice, Wagner Bragalda, acompanharam os atendimentos e destacaram a importância da prevenção.
“O objetivo é fazer o diagnóstico precoce, e providenciar o tratamento oportuno para a diminuição da cadeia de transmissão. A saúde no nosso governo é prioridade”. Disse o chefe do Executivo.