Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Lorena de Histórias

A cidade de Lorena, situada no Vale do Paraíba, é rica em histórias, confirmada por seus antigos prédios, como é o caso do Solar Conde Moreira Lima, um sobrado construído em taipa de pilão, no 1852, mas muito bem conservado.

Outra preciosidade, já construída em 1919, é o Palacete Veneziano, construção artística rodeada por diversos tipos arquitetônicos.

Palacete Veneziano, em Lorena (SP).

Esse palacete tem uma grande escadaria em mármore, cúpula, três sacadas e um alpendre que foi adquirido em 1952 pelos padres Salesianos. Atualmente é o Centro Unisal.

Em Lorena também está o Santuário Basílica de São Benedito, construção confiada a um arquiteto francês e inaugurada em 1884.

Os fiéis que visitam o Santuário recebem as mesmas indulgências dos que visitam o Vaticano. Mais informações (12) 3157-7665.

Artesanato em Lorena (SP).

Mesmo conhecida como a ‘Terra das Palmeiras Imperiais’, a cidade de Lorena é reconhecida pela boa qualidade do seu artesanato.

Com mais de 150 artesãos cadastrados, seus trabalhos são prestigiados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Palacete Veneziano, em Lorena (SP).

Todas as sextas e sábados aqueles profissionais participam da ‘Feira de Artesanato’, localizada em outro ponto de destaque: a Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, inaugurada em 1890, bem no centro da cidade, e uma das mais bem preservadas do Vale do Paraíba.

Visite Lorena, você vai gostar.

Pereira Barreto (SP).

Em 1928, os imigrantes japoneses fundaram “Novo Oriente’, depois denominado Pereira Barreto.
No ano de 2000 recebeu o título de estância turísticas devido aos recursos naturais, condições de lazer e infraestrutura para as atividades turísticas.

Chama atenção o seu ‘Relojão’, um relógio de quatro faces construído em 1958.
Mas o marco da colonização japonesa é um monumento batizado com o nome de “Go-Ju-No-To”, também inaugurado em 1958.

Pereira Barreto (SP) já foi ‘Novo Oriente’.

Pereira Barreto conta ainda com o Museu Histórico da Colonização, pavilhão de eventos, rota do cicloturismo, Canal de Pereira Barreto e atrativos náuticos.

Um bom barco-hotel

Para quem prefere passeios diferentes e coisas novas, eis aqui algo que agrada a todos, sejam pescadores ou não.

O serviço de hotel fica em um barco, conta com cinco apartamentos completos, sendo três deles com beliches e, de bônus, possui cinco lanchas de alumínio com motor de 20 hp, projetadas para a pesca do tucunaré.

Barco Hotel Jolitur, em Rubineia (SP).

Ideal para grupos de 10 a 14 pessoas, o passeio tem duração de três dias e percorre o Rio Grande, Rio Paraná e Rio Paranaíba, navegando aproximadamente 110km.

Tudo isso na cidade de Interesse Turístico de Rubineia (SP), a terra do Sol. Mais informações (17) 9-8140-3599.

A terra do sol

Com este slogan, Rubineia pretende dar uma ideia inicial do que é passar uns dias na sua cidade, a qual possui os mais variados e belos atrativos, juntando-se às maravilhas do Rio Paraná.

Praias artificiais, de água doce e cristalina, com a combinação perfeita de tranquilidade e bem-estar, como só as cidades interioranas possuem.

Prainha de Esmeralda, em Rubineia (SP).

Sua boa prefeitura cuida da melhor forma dos turistas e coloca a Secretaria de Turismo à sua disposição (17) 3661-1148

Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – setembro 2022

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?