Presidente Du Tambú critica Secretaria de Saúde e Santa Casa de Capivari por falhas em atendimentos e sugere que políticos utilizem o SUS
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Du Tambú (Republicanos), manifestou indignação a respeito de falhas que estão ocorrendo nos atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia. O discurso foi feito em tribuna na noite da última segunda-feira, 29.
A foto de um paciente com o dedo do pé necrosado foi apresentada pelo parlamentar no telão do plenário.
Segundo ele, esse senhor aguardava a ambulância da Secretaria de Saúde de Capivari ir buscá-lo em Piracicaba para levá-lo à outra cidade para ser operado, porém o veículo não foi e o paciente perdeu a cirurgia. Agora, aguarda uma nova data para o procedimento.
Ao entrar em contato com a secretária Vladia Guimarães, Du Tambú disse que recebeu a resposta de que o caso é de alta complexidade e, portanto, responsabilidade do Governo do Estado.
“A partir do momento que eu tiro de mim e dou para o outro, o problema não é meu mais? Mas é. A gente está falando de ser humano, é nossa responsabilidade cuidar do município”, comentou.
O presidente da Câmara falou ainda sobre outro paciente que está há uma semana com dor, na Santa Casa, aguardando uma cirurgia ortopédica, classificada também como alta complexidade.
Ele pediu que o prefeito Vitor Riccomini (União Brasil) e os representantes de Rafard, Elias Fausto e Mombuca usem a “força política” para cobrarem o DRS (Departamento Regional de Saúde).
Du Tambú também questionou a Santa Casa de Misericórdia sobre problemas relatados por pacientes a respeito do transporte: “Ninguém sabe se é falta de motorista, se é falta de ambulância”.
Ele lembrou que conquistou uma ambulância para o município, assim como outros vereadores, e pediu para que a direção do hospital esclareça o que está ocorrendo de verdade.
Para o vereador, seria interessante a aprovação de um projeto de lei para que prefeito, vice-prefeito, vereadores e cargos de chefia comissionados ligados à saúde usassem o SUS (Sistema Único de Saúde), como forma de vivenciarem os reais problemas enfrentados diariamente por grande parte da população que não possui plano de saúde.
Bairro São João
No último final de semana, a Prefeitura de Capivari inaugurou a ponte que dá acesso ao bairro São João Batista.
Du Tambú pediu em tribuna para que o setor competente realize a sinalização adequada do local, já que lá o trânsito é rápido e podem acontecer acidentes.
Ele sugeriu ainda que a Prefeitura já inicie estudos para a abertura de uma nova avenida e construção de uma ponte que ligue o bairro São João à avenida Ênio Pires de Camargo, ofertando aos moradores do bairro um novo trajeto de acesso ao centro da cidade.