Leondenis Vendramim

Paz versus estresse

Como o mês de agosto é dedicado à saúde, vamos nos dedicar à saúde emocional.
Tyr era o deus paz na mitologia nórdica e como paradoxo, esse deus era guerreiro implacável com um único braço, o esquerdo. Na mitologia grega Irene do grego “E’iréne” era a deusa da paz.

As deusas do mal e da dor (em grego Algea) eram daemones (demônias) que produziam tristezas físicas como doenças, fome, ferida, psicológica (verbal ou mental) ou emocional. Éris era a mãe de Algea e irmã das daemones: Acós (da fome), Limós (contendas) Hísminas (disputas) e de Dismônia (desordem).

Paz é a ausência de conflitos ou agressões externas ou internas, físicas ou psicológicas, significa serenidade, harmonia, sossego. Enquanto o estresse é o estado de conflito, constante ou periódico, na vida de um ser. É uma reação biológica útil, e própria do organismo a tais conflitos produzindo alterações físicas e emocionais.

Publicidade

Como onde há luz, não existem trevas e onde está a água não há sequidão, também onde há paz não há estresse.

Jesus é chamado príncipe da Paz. Ele disse: Eu sou a luz do mundo. Ele é a água da vida, portanto Onde Ele está não há conflitos ou trevas. Porém o mundo é um lugar de problemas inumeráveis e os mais variados, desde que o homem burlou a lei de Deus.

A humanidade sofre a degradação moral e suas consequências. Davi viveu constantes conflitos, foi fugitivo, morou anos no deserto, nas montanhas e cavernas, onde habitam serpentes, feras e marginais; teve conflito com seus filhos e com seus generais, caçado, viveu no vale da morte.

“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, orou ele, pois a Ti clamo o dia todo” Dá ouvidos, ó Senhor, à minha oração, atende à voz das minhas súplicas. (Sal 86:3, 6) Davi reconheceu suas transgressões: “Foi-me bom ter sido afligido para que eu aprendesse os Teus decretos”. “Bem sei Senhor, que as Tuas leis são justas, e que na Tua fidelidade me afligiste.” (Sal. 119:71 e 75)

Há alguns sintomas desse estresse: “extremidades do corpo frias, boca seca, dor muscular e do estômago, roer unhas, ranger os dentes, insônia, agitação, aceleração do ritmo cardíaco, dificuldade para respirar”… (Site: bvsms.saude.gov.br/estresse/ – 11/2012)

Cristo nos deu bons remédios naturais: “comer muitas verduras, legumes e frutas (ricos em vitaminas B, C…; malato de magnésio, manganês e cálcio; exercícios físicos para relaxamento muscular além de auxiliar as funções respiratória e cardiovascular, induz o organismo a produzir hormônios como a endorfina dopamina, serotonina e ocitocina que melhoram o humor, relaxam as tensões nervosas e servem como analgésicos.

Uma simples alteração na produção ou absorção de uma dessas substâncias pelo organismo é suficiente para aumentar ou diminuir a sensação de felicidade ou de tristeza, dar mais ou menos ânimo e disposição”. (Idem) Num estágio mais avançado pode causar “problemas de memória, formigamento, mudança de apetite, hipertensão arterial, cansaço, gastrite, tontura, irritabilidade, diminuição da libido.” (idem)

Há casos mais doentios do estresse e neste caso é necessário consultar um médico especialista como psiquiatra que pode receitar medicamentos adequados. Esse estágio é identificado pelos sintomas: “diarréias, insônia, dificuldades sexuais, formigamento nas extremidades do corpo, úlcera, impossibilidade para o trabalho, apatia, tonturas, aceleração do ritmo cardíaco, cansaço excessivo perda do humor, irritabilidade, angústia hipersensibilidade emocional, mau funcionamento dos intestinos”. (idem)

O estresse pode ser causado pelo trânsito congestionado, problemas financeiros, alcoolismo, drogas, insegurança, morte de um ente querido, contenda familiar, atritos no trabalho, enfermidades e muitos outros e leva a uma depressão, às vezes, profunda.

A ansiedade que causa o estresse é o mal do mundo hodierno agitado e violento, atinge mais de 80% das pessoas e alguns chegam ao suicídio como fuga da vida. Os familiares precisam estar atentos para socorrer e confortar os que sofrem desse mal.

Há vários programas de ajuda a esses infelizes; eles precisam saber que há esperança, pois Jesus os ama. “Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Ped. 5:7) Olhai para as aves do céu, o vosso Pai as alimenta.

Olhai para os lírios, se Deus veste assim as ervas do campo, cuidará melhor de vós, não andeis ansiosos, pois, valeis mais do que os pássaros e ervas. (Mat 6:25-33) Esses desesperançados são de grande valor, Jesus Cristo deu-lhes a vida para salvá-los, valem mais do que pedras preciosas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo