Falando de Vinho

Falando de Vinho: como degustar o vinho – etapa 2

Avaliação Olfativa

A análise do aroma do vinho é realizada em duas etapas.

Na primeira, a taça é mantida estática para a detecção dos aromas mais delicados, substância de baixo peso molecular, os mais voláteis. A inclinação da taça a 45° aumenta a superfície de volatilização e melhora a avaliação. Esse é momento de verificar a presença de defeitos. *Alguns aromas são defeitos, é importante aprender sobre eles, para diferenciar um vinho em boas ou más condições.

A segunda etapa, dinâmica, consiste em girar a taça de maneira uniforme à modo que gire o vinho em seu interior, libere os aromas menos voláteis, os mais pesados. É nesse momento que se analisa a complexidade aromática.

Numa tentativa de facilitar a avalição olfativa dos vinhos, poderíamos dividir teoricamente os aromas em primários – seriam os originários da própria uva, secundários – os originados do processo fermentativo e do amadurecimento em madeira (carvalho) e terciários – os originados do envelhecimento em garrafa e também conhecido por bouquet.

Da mesma forma que a cor, os aromas do vinho oferecem pistas. De uma maneira genérica e simples poderíamos dizer que:

• Nos vinhos brancos predominam aromas de flores e frutas, brancas e amarelas: pera, abacaxi, pêssego, lírio, jasmim, etc.

• Nos vinhos tintos percebemos aromas de flores e frutas, vermelhas ou escuras: rosa, violeta, morango, cereja, amora…

• Nos vinhos tintos e jovens predominam traços de flores e frutas frescas, que evoluem com o envelhecimento do vinho para os aromas de frutas mais maduras, secas ou em geleia.

A única maneira de se identificar com facilidade os complexos aromas que os vinhos apresentam é reativar a capacidade de reconhecer os aromas existentes na natureza.

De uma maneira simples, é prestar atenção no perfume de uma flor, sentir o cheiro de uma fruta. Isso é a nossa “Memória Olfativa”.

Isto requer tempo e disciplina, mas se tratando de vinho, acredito que não será difícil treinarmos com afinco e com prazer.

Até semana que vem !

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?