No início do mês de agosto, as aulas referentes ao segundo semestre escolar foram retomadas em todas as unidades de ensino da cidade.
Pensando nisso, a Secretaria de Segurança Pública anunciou nesta semana a retomada do programa “Escola Mais Segura”, projeto idealizado para coibir crimes, como tráfico de drogas e violência nas unidades escolares do município
Para receber a visita da Guarda Civil, a direção de cada instituição de ensino precisa assinar um termo de cooperação com a corporação.
O procedimento inclui o uso de um cão farejador nas salas de aula e ambientes de uso comum durante o período do intervalo. A ação ainda inclui um trabalho de polícia comunitária, onde os agentes conversam com os alunos com o objetivo de conscientizá-los.
As primeiras escolas a receberem a visita da Guarda Civil nessa retomada de visitas do programa, foram as Escolas Estaduais “Professora Maria Januária Vaz Túccori”, situada no bairro Vila Fátima e “Padre José Bonifácio Carreta”.
Durante a visita dos oficiais, nada de ilícitos foi encontrado nas salas de aula. É importante destacar que as idas às escolas são feitas de maneira aleatória, para manter o elemento surpresa nas visitas. Os agentes designados para essa visitas tem treinamento especial para ações dessa natureza.
A pasta ainda informa que estão agendando palestras nas escolas para conscientizar os jovens sobre o uso nocivo de entorpecentes.
Para mais informações, a Guarda Civil de Capivari atende através do telefone 153, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.