Na noite de segunda-feira, 08, a vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) se emocionou ao falar em tribuna sobre a falta de acessibilidade nas escolas municipais de Capivari. Segundo ela, a situação é triste, já que alguns locais não possuem sequer banheiros adaptados.
“Venho pedir novamente para o secretário de Educação, para o gestor Vitão, para que olhem com atenção para essas crianças.
A gente vê o quão é… Eu não sei nem a palavra que eu posso usar para vocês, mas é precária a situação das pessoas com deficiência aqui no nosso município”, declarou.
Paloma destacou ainda alguns problemas estruturais nas escolas, que não possuem áreas de lazer adequadas e salas de recurso e reforço escolar. De acordo com ela, muitas famílias a procuram para fazer as reclamações porque têm medo ou receio de procurar a Prefeitura.
Dois requerimentos de autoria de Paloma e do vereador Denilton Rocha (MDB), que também está participando dessas visitas, foram aprovados na última sessão ordinária: um pede informações sobre alunos com deficiência que possuem laudo médico e o outro informações sobre auxiliares e cuidadores da Rede Municipal de Ensino.
A última escola visitada pelos vereadores foi a Professora Maria do Carmo Amaral, no bairro Morada do Sol, onde Paloma relatou que têm oito crianças com deficiência estudando.
Para o local, os vereadores indicaram que sejam construídos banheiros adaptados e que seja ofertada acessibilidade de forma geral em toda a escola, além de melhorias na estrutura do prédio e na área destinada para recreação e lazer dos alunos.