No último sábado, 30 de abril, a Casa Nossa Mãe abriu as portas do seu centro de apoio ao autismo (CAA) para o público. O encontro contou com café da manhã e três palestras, onde foram compartilhados conhecimentos sobre o espectro autista.
Uma das palestras foi ministrada pela psicopedagoga Lucélia Marchioreto. Ela explicou o que é o autismo e a importância de se ter um acompanhamento terapêutico para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas.
“É muito importante que sejamos observadores, para entender o comportamento de cada pessoa. Cada caso é único, mas através da observação é possível compreender melhor cada pessoa e consequentemente como ajudá-lo, principalmente, a se incluir em grupos”, disse Lucélia.
Os participantes também ouviram a palestra da advogada Roberta Annichino. Ela explanou sobre os direitos, muitas vezes desconhecidos, que os autistas possuem e os benefícios existentes, como as oportunidades no mercado de trabalho.
Por fim, a neurologista Natália Ortolani fez um bate papo com o público, esclarecendo dúvidas sobre o espectro autista e alguns mitos que cercam o autismo.
“Foi uma oportunidade do público, não só conhecer mais sobre o espectro autista, mas também o trabalho realizado pela Casa Nossa Mãe, que em 2019 iniciou esse novo projeto, do CAA, em paralelo ao que já era realizado pela instituição anteriormente.
Um dia especial para nós, todos os colaboradores e participantes do nosso projeto, só podemos agradecer a cada um e dizer que juntos seguimos nessa luta, cada vez mais fortes”, disse Nina Franchi, presidente da Casa Nossa Mãe Centro de Apoio ao Autismo.