Patrícia Paes é mestre de cerimônia de grandes eventos corporativos, mestre de cerimônia de casamentos, locutora de spots, locutora de podcast, atriz comercial, garota propaganda das Lojas Cem e, como ela mesma gosta de se apresentar, mãe da Iara.
A locutora rafardense, que assume variadas funções desde muito cedo, contou com exclusividade para o jornal O Semanário como tem sido sua vida a bordo de um veleiro. Você pode conferir a entrevista completa em nosso canal no Youtube.
Como tudo começou
Quem já acompanhou algum evento conduzido e apresentado por Patrícia, ou até mesmo assistiu a algum dos comerciais que ela protagonizou na TV, certamente não imagina que sua carreira começou de forma bem diferente. ‘Eu sabia que eu tinha algum chamado para usar a minha voz, mas logo percebi que não era cantando’, conta a locutora.
O começo da vida profissional de Patrícia se deu de forma inesperada: enquanto terminava o último ano do curso de Educação Física, começou a trabalhar em um colégio que tinha uma TV educativa. Na TV, Patrícia ajudava os professores a se prepararem para os vídeos, o que a levou a fazer um curso de locução comercial.
Mas foi na academia, ao cobrir a ausência de uma amiga como personal trainer, que Patrícia recebeu seu primeiro convite para atuar como locutora de rádio. E, mesmo nunca tendo feito isso antes, ela foi e nunca mais parou de brilhar. “Eu fiquei durante quatro anos na Jovem Pan de Campinas, aprendi muito e fiz muitos amigos por lá”, conta.
Trajetória profissional
Depois de atuar como locutora na Jovem Pan Campinas, Patrícia migrou para a TV, onde apresentou o programa Band Campinas, também por quatro anos. Até que decidiu que era hora de alçar voos maiores no mundo dos eventos corporativos, onde estreou com honras, apresentando eventos de renome, nacionais e multinacionais.
E foi apresentando eventos corporativos e atuando como modelo comercial que a rafardense deslanchou sua carreira. “Continuo fazendo tudo isso, mas nas horas vagas, porque agora sou mãe da Iarinha”, brinca a profissional.
Rafardense com orgulho
Nascida e criada em Rafard, a locutora relembra com carinho como foi a sua infância no município, destacando a importância que os professores tiveram em sua formação. “A professora de português que eu tive na quarta e quinta série teve um papel muito importante na minha formação profissional. A professora Paula de biologia também”, conta a locutora.
Em 2017, em parceria com a também locutora e apresentadora, Cláudia Bertazzo, Patrícia lançou o livro ‘Sem Cerimônias’, onde estão reunidas experiências e dicas das duas profissionais sobre como perder o medo de falar em público.
A vida a bordo
Em sua biografia, Patrícia relembra que o cenário principal de sua infância foi um canavial na cidade de Rafard. “Um mar de cana-de-açúcar”, brinca a locutora.
E quem passou a vida toda dentro do ‘mar de cana verde’, há dois anos vive, de fato, dentro do mar de água salgada. Isso porque, desde 2019, Patrícia, o marido Pedro e a filha Iara, vivem a bordo de um veleiro, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
“Quando o Pedro falou pra mim ‘vamos comprar um barco?’ eu ri na cara dele”, confessa Patrícia. Mas a ideia, que de início pareceu loucura, ganhou forma e trouxe muitos aprendizados.
“Eu achei que eu ia para o mar e aprenderia muito sobre ele, mas acabou que aprendi muito sobre mim”, conta a locutora que vem narrando suas experiências e as de outras mulheres em alto mar em um podcast, o Mulé de Maré.
Mulé de Maré
Em cada episódio do podcast, Patrícia conta a história de mulheres que, assim como ela, vivem a vida marítima, bem como suas dificuldades no dia a dia. “Eu procuro contar essas histórias de mulheres incríveis que desbravam o horizonte, e também compartilhar a minha vivência dentro desse mundo”, enfatiza a podcaster.
O podcast Mulé de Maré está disponível no Spotify. E, para conhecer mais sobre Patrícia Paes, acesse seu site patriciapaes.com.