Parque Estadual Carlos Botelho
O parque foi criado pelo governo do Estado de São Paulo em 1982, sendo abrigo de diversas plantas e animais, com algumas espécies ameaçadas de extinção.
Estando localizado na região sudoeste do Estado, o parque se estende pelos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras, ocupando as porções territoriais mais altas da Serra de Paranapiacaba.
O Parque Estadual Carlos Botelho é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região, constituindo-se num dos mais importantes e significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.
Dos aproximadamente três mil Mono-carvoeiros existentes no Brasil, mais da metade encontra-se nesse parque.
Sempre um bom atendimento
Desde 2010, a missão do Parque Estadual Carlos Botelho é desenvolver atividades de sensibilização ambiental, utilizando o Ecoturismo como uma importante ferramenta de Educação Ambiental.
Nos dias atuais, a tudo precisamos confirmar, porém o esquema prevê recepção por monitores locais que fazem uma apresentação.
Há um museu a ser conhecido, com diversos animais silvestres preservados de forma especial para manter a aparência que tinham quando em vida.
Conservam os ambientes naturais através da vivência, experimentação, a interação com a natureza, e com os costumes e tradições das comunidades que vivem nesses locais.
Visite esse interessante parque.
As trilhas do parque
Várias trilhas estão à disposição, como a Trilha das Bromélias localizada ao lado da sede do parque, totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais, com área de descanso.
A Trilha da Canela é outra, com vegetação secundária com onze espécies de canelas no seu percurso.
Já a Trilha Represa/Fornos é tranquila e sem muitos declives, com ruínas dos fornos de carvão, que datam da época em que a madeira da floresta era retirada para tal fim.
O Parque Carlos Botelho recebeu da UNESCO em 1998 o título de “Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade”.
Sertãozinho dando exemplo
A Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho proporcionou a capacitação dos funcionários dos equipamentos turísticos, preparando-os para atender o público em questões de acessibilidade, bem como ao combate à prática de violência contra a mulher e contra o racismo entre outros preconceitos.
Um ciclo de palestras específicas aconteceu com total interesse dos participantes, prestigiados pelo prefeito Dr. Wilsinho, seu competente Diretor de Turismo Marcelo Pelegrini e a presidente do Conselho Municipal de Turismo Elziane Sandrim e outras autoridades.
Sertãozinho SP)
A cidade de Sertãozinho, a 21 km de Ribeirão Preto, é uma das classificadas oficialmente como ‘Município de Interesse Turístico’.
É a 3ª maior cidade da região nordeste do Estado de São Paulo.
Considerada a capital mundial do setor sucroalcooleiro e, também recebeu o título de “Capital Brasileira do Etanol”, em substituição ao antigo título de “Califórnia Brasileira”.
Sertãozinho é conhecida tambem como a “Capital Brasileira do Hóquei sobre Patins”, esporte popularizado localmente graças ao principal clube de hóquei da cidade: o Sertãozinho Hóquei Clube.
texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –abril 2022