Polícia Civil de Capivari realizou a Operação Resguardo II, nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O objetivo da operação foi de localizar e deter suspeitos de crimes contra a mulher, além de dar cumprimento a mandados de prisão referentes a estes e outros crimes.
Durante a ofensiva policial, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de hoje, 12 homens foram presos em virtude dos crimes descritos, 04 deles decorrentes do crime de violência doméstica, 01 por falta de pagamento de pensão alimentícia, 01 por furto qualificado, 03 por tráfico de drogas, 01 por estelionato, 01 prisão temporária convertida em preventiva pelo crime de estupro, e 01 pelo crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 14 anos.
MANDADOS/PRISÕES: 13 mandados cumpridos
- Violência Doméstica: Mandado de Prisão Regime Aberto.
- Pensão Alimentícia.
- Estelionato
- Furto Qualificado: Mandado de Prisão Regime Semi-Aberto.
- Tráfico de Drogas: Mandado de Prisão Regime Aberto.
- Cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Estupro de Vulnerável: Mandado de Prisão Temporária
O homem de 30 anos, preso temporariamente por estupro de vulnerável, abusou da vítima, sua então enteada desde que ela tinha 09 anos. O crime foi apresentado pela mãe da menina, que localizou imagens da filha no celular do ex-companheiro.
Após as investigações, a Delegada Titular representou pelo mandado de prisão do homem, bem como a busca e apreensão domiciliar.
Durante as buscas na residência do agressor, os agentes localizaram diversos comprimidos de anabolizantes, além de 10g de maconha.
A “OPERAÇÃO RESGUARDO II”
O trabalho é coordenado pelo Ministério da Justiça, Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas e conta com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e envolve as Polícias Civis de todo país.
Na cidade de Capivari, a ação foi comandada pela Delegada Titular, Drª Maria Luísa Dalla Bernardina Rigolin.
“A Polícia Civil de Capivari integra a Operação Resguardo que visa combater à violência contra as mulheres.
Essa violência é uma violação de direitos humanos enraizada de dominação masculina, é necessário que os agressores
não fiquem impunes, e que essas mulheres recebam todo apoio necessário.”
Os mandados elencados na Operação Resguardo II foram cumpridos nas cidades de Capivari, Rafard e Sumaré. Todos os policiais da equipe da Polícia Civil de Capivari comandada pela Drª Maria Luísa, participaram da ação.
Canais de denúncia
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio do Disque 180 e de canais locais, de forma anônima. O serviço funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e
encaminha os casos aos órgãos competentes. Além disso, as delegacias também recebem denúncias presenciais.
Delegacia de Defesa da Mulher da Mulher de Capivari
WhatsApp Denúncia (19) 9 8915-9948.
A população de Capivari também pode colaborar com a Polícia Civil fazendo qualquer tipo de denúncia, não é preciso se identificar, sendo garantido sigilo absoluto.
Além dos canais de denuncias, poderá também entrar em contato através do número (19) 3491-2563 / (19) 3491-1422.
Endereço: R. Fernando de Barros, 420 – Centro, Capivari – SP
E-mail: [email protected]