Uma das obras viárias mais esperadas pela população de Sumaré e Hortolândia está garantida e está orçada em R$ 42 milhões.
O futuro viaduto que servirá de ligação entre as duas cidades teve o seu processo licitatório publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 5 de fevereiro.
“A previsão de construção do viaduto é de 20 meses a partir do momento da assinatura do contrato com a empresa que vencer a licitação”, afirmou o deputado estadual Rafa Zimbaldi, presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa (Alesp).
O viaduto terá papel fundamental na infraestrutura de Sumaré e Hortolândia, já que servirá de acesso direto pelos bairros São Jorge, em Hortolândia, e Bom Retiro, em Sumaré.
Em reunião com o prefeito Zezé Gomes, de Hortolândia, no último dia 3 de fevereiro, Rafa Zimbaldi destacou que a obra é muito importante para os dois municípios, que sofrem há anos por falta dessa conexão.
“A população da região é obrigada a atravessar a linha do trem correndo risco de vida. O local é perigoso e muito usado por criminosos para assaltos”, disse Rafa.
O deputado Rafa Zimbaldi acompanhou os trâmites junto ao governo do Estado e solicitou em diferentes momentos a urgência na obra. No dia 16 de setembro de 2021, o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, garantiu a Rafa, durante a inauguração do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares, em Hortolândia, que o viaduto seria construído.
“O Corredor Metropolitano foi uma conquista para a cidade e região, assim como também será o viaduto entre Sumaré e Hortolândia, que era uma antiga reivindicação de toda a população”, disse Rafa Zimbaldi.
O viaduto também vai facilitar o transporte coletivo e de produtos, além de ser mais um ponto importante para a atração de novas empresas às duas cidades.
“O viaduto ligará Hortolândia a Rodovia Anhanguera, gerando emprego e renda para toda a região, ação esperada há anos. Isso vem de encontro a este momento de extrema importância que vivemos em meio à pandemia que ainda afeta nossas famílias com o desemprego”, disse Rafa.