CapivariDestaques

Enchentes já afetam mais de 2.000 pessoas em Capivari

Chuvas não cessam e nível do rio Capivari voltou a subir na manhã desta segunda-feira (31)

A última aferição realizada às 10h54, pela Defesa Civil Municipal, mostra que o nível do rio Capivari voltou a subir. A régua marcou 2,88 metros. O transbordo aconteceu quando o rio atingiu 2 metros.

Segundo a Secretaria de Relações Públicas da Prefeitura, já são mais de 2.000 afetadas pelas enchentes. As famílias estão sendo acolhidas nos abrigos improvidos pelo governo municipal. Treze famílias estão na escola municipal Aldo Silveira, totalizando 38 pessoas. No ginásio de esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini (Ronaldão), são 18 famílias, totalizando 43 pessoas. Até o momento, o município contabiliza 500 pessoas desalojadas.

As comportas da Barragem Leopoldina estão abertas em sua totalidade desde quinta-feira (27). Mesmo assim, o município sofre com as fortes chuvas que atingem a região.

Balanço

Desde quinta-feira (27), a Defesa Civil de Capivari vem acompanhando as chuvas de toda a região e se prevenindo. A equipe solicitou a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina, com a finalidade de diminuir o nível do Rio Capivari na cidade e se preparar para a chegada das águas da região.

Desde então, a equipe continuou com os protocolos da Operação “Chuvas de Verão”, fazendo vistorias “in loco”, acompanhamento de toda rede telemétrica do rio, acompanhamento da régua eletrônica e régua instalada na ponte da avenida Pio XII.

No último sábado (29), as chuvas que atingiram o município foram muito intensas e deixou a cidade em Estado de Atenção, quando às 8h39, o nível do Rio Capivari atingiu 1,76m, visto que o transbordo acontece quando eleva para 2m. O índice de chuva registrado até esse horário foi de 96mm.

Durante a noite, o rio ainda marcava 1,80m na régua e a Defesa Civil começou a se preparar para a remoção das famílias que moram na região do rio. Os moradores foram avisados da situação e receberam as orientações para acionassem os agentes para iniciar a mudança. As famílias foram levadas para à Escola Municipal Aldo Silveira e receberam todo o auxílio da assistência social.

O trabalho continuou pela madrugada e durante todo o domingo (30), que finalizou o dia com o nível do Rio Capivari marcando na régua 3.58m, cerca de 124.50mm acumulados de chuva e um total de 32 pontos de alagamento.

Os locais interditados no momento são: rua Bento Dias (Ponte do Posto Shell), trecho da rua João Vaz (Centro), Cortume (Centro) e rua Padre Haroldo (Juventus).

O prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini, decretou Situação de Emergência no município.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 153.

Solidariedade

No último domingo (30), a Prefeitura de Capivari recebeu muitas doações de roupas e, agora, as famílias estão precisando de doações de colchões, cobertores, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene, que serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes.

As doações podem ser feitas durante todo o dia no ginásio Ronaldão, localizado na avenida José Annicchino, no Centro.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?