Torre de Pedra/SP
Localizada às margens da Rodovia Castelo Branco, a 167 km da capital, Torre de Pedra é uma graciosa cidade do interior paulista.
Faz parte da “Região Turística Raízes do Interior SP”, estando a 43km de Tatuí e a 67km de Botucatu.
A famosa Pedra, em formato de torre, está sendo preparada cuidadosamente para brevemente receber os turistas com sinalização adequada, e um tipo de passarela com corrimão rodeando aquele atrativo.
Em breve a prefeitura também fará um convênio com o Senar.
Com os esforços do Comtur, a cidade está ‘abraçando’ o turismo.
Feira de artesanato
Em dezembro último, foi realizada a primeira Feira de Artesanato de Torre de Pedra. Com o sucesso, o Comtur estuda realizá-la todos os meses, possivelmente aos sábados.
É bom saber que na cidade tem um pesqueiro com peixes de grande porte, incluindo o famoso tucunaré.
Os visitantes da cidade podem, ainda, contar com uma piscina de água natural alcalina.
Para os que apreciam o produto, a cachaça ali fabricada foi premiada com medalha de ouro em Bruxelas, tendo abocanhado prêmios em várias categorias e de sabores diversos aqui no Brasil.
Visite Torre de Pedra eu sua primeira oportunidade.
Tatui, mais um título
O Vaticano acaba de autorizar a Igreja Matriz de Tatuí passar a usar o título de “Basílica Menor da Igreja Católica”.
Esse tipo de elevação é um reconhecimento a nível internacional, e somente o Papa tem autoridade para conceder o título de “Basílica” a um templo.
A Santa Missa de Instalação do que será “Basílica Nossa Senhora da Conceição” está marcada para acontecer no feriado de Tiradentes, em 21 de abril de 2022, em horário a ser anunciado.
O prédio da referida Matriz é patrimônio histórico, cultural e religioso de Tatuí, completando agora 200 anos de existência.
Em seu interior uma arquitetura exuberante e rica em detalhes.
Tatuí já é destaque como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e como “Terra dos Doces Caseiros”, sendo reconhecida como “Município de Interesse Turístico – MIT”.
Visite Tatuí em sua primeira oportunidade.
Cidade histórica Arapeí
Às margens da antiga Estrada Rio-São Paulo, entre São José do Barreiro e Bananal, a cidade de Arapeí espera a sua visita.
É ali que está a Floresta dos Pinhos e a Gruta Izabel encravada na Serra da Bocaina, proporcionando a emoção do desconhecido. Imagina-se que este local pode ter sido abrigo de piratas e bandeirantes, que em tempos passados andavam pela região em busca de ouro e fortuna.
Em Arapeí você pode visitar a Pedra do Caxambu, a Capela do Alambary (1826), a Cachoeira da Gruta (85m) e outros passeios que você precisa fazer com Guias credenciados
Descubra também o artesanato local. Visite Arapeí.
Exposição na Catedral da Sé
Neste domingo (23), será inaugurada uma exposição se reportando às “Memórias Paulistanas”, nas dependências da famosa Catedral da Sé.
As telas a expostas é da renomada artista plástica Cristiane Carbone, e retratam igrejas é prédios da capital, inclusive como era a nossa catedral no ano de 1880.
A exposição ficará disponível para ser apreciada até 6 de março.
Não só os de outras plagas, mas principalmente os moradores da capital precisam conhecer melhor a nossa história através daquelas telas.
Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –janeiro 2022