O maior objetivo do uso da tecnologia em sala de aula em qualquer segmento, deve ser o de melhorar o processo de aprendizagem e a comunicação. A realidade hoje é diferente do que as outras pessoas viveram no passado, giz, lousa e outros equipamentos hoje já não são suficientes para despertar a motivação na garotada.
A tecnologia é um grande exemplo de como a inteligência pode trabalhar a favor do desenvolvimento da sociedade, otimizando processos, trazendo o futuro para uma realidade cada vez mais presente nas salas de aula.
Porém, há ainda redomas para serem quebradas. Para alguns educadores, o computador apresenta utilidade de segunda ordem; os celulares e tablets carregam ainda preconceitos de uso que seriam somente para a diversão e as escolas são desprovidas em sua maioria desses equipamentos.
Obviamente, o uso de celular em sala de aula sem nenhuma estratégia ou tipo de controle não é, absolutamente, recomendado. O ideal é que o professor consiga, junto da coordenação, desenvolver práticas pedagógicas que insiram o aparelho móvel de maneira lúdica e voltada para o estímulo da curiosidade do aluno. Quando usamos o celular de maneira correta, ele tem o poder de melhorar a motivação e o nível de aprendizagem do aluno.
Além de ser uma importante ferramenta de apoio ao professor. As aulas ficam mais interessantes despertando um interesse maior. Redes sociais também, se bem direcionadas, podem ser usadas para criar grupos de discussão e debates (expansão da sala de aula). Os vídeos e fotos podem ser utilizados em atividades como debates, entrevistas, telejornais, etc.