A pandemia de COVID-19 afetou diversos setores da economia mundial, e um que mais sofreu as consequências foi o setor de hotelaria, que enfrentou uma queda significativa devido ao isolamento social.
No entanto, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SP), que analisou o desempenho da Hotelaria Paulista no mês de setembro deste ano, devido ao apelo corporativo, os hotéis estão em um lento processo de recuperação e com evidentes sinais de melhoria, confirmando a consolidação da retomada.
“Em novembro, com a retomada dos eventos corporativos e com a chegada do fim do ano e entrada da alta temporada, os hotéis entram em um cenário de expectativa otimista”, revela a pesquisa.
Agora, com o avanço da vacinação e a suspensão de restrições mais rígidas, o setor está se recuperando e com a perspectiva da volta mais próxima da normalidade.
Na próxima terça-feira, 9 de novembro, é comemorado o Dia do Hoteleiro e, para homenagear toda a classe de trabalhadores que tem a função de proporcionar uma boa qualidade de serviços para os hóspedes nos hotéis, agindo com muita hospitalidade e profissionalismo, o jornal O Semanário convidou as cinco empresas do ramo hoteleiro em Capivari – Centro Hotel, Gran Tour, Hotel BIMD, Prosper Executive Hotel e Novo Hotel. Eles contam quais foram os desafios durante a pandemia e também quais são as expectativas para os próximos meses.
O Dia do Hoteleiro é destinado a todos os profissionais que atuam no setor, desde camareiras, recepcionistas, concierges, gerentes, etc. Ele foi escolhido em 9 de novembro porque, neste dia, em 1936, se realizou o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no Rio de Janeiro.
Gran Tour Hotel
Localizado na avenida Tarsila do Amaral, 333, já na entrada da cidade, o Gran Tour Hotel é um dos mais tradicionais de Capivari e sentiu na pele os efeitos da pandemia causada pela Covid-19.
Segundo a gerente do hotel, Márcia Pagotto, o maior desafio foi não ter tempo para programar as mudanças, já que a pandemia pegou a maioria dos setores de serviços de repente. “Tivemos que nos adaptar e realizar mudanças nos nossos serviços e atendimentos em caráter de urgência.
Apesar das dificuldades e de meses com baixa ocupação, o Gran Tour Hotel não fechou as portas. O número de colaboradores foi reduzido de 8 para 6. “Criamos estratégias para que pudéssemos continuar recebendo os nossos hóspedes com todas as restrições exigidas pelo Governo do Estado”, conta Márcia.
A gerente avalia que a retomada é lenta, mas está evoluindo. Ela revela que os clientes estão ficando cada dia mais seguros e as empresas mais otimistas, principalmente para o próximo ano.
“Esperamos que daqui em diante nossa taxa de ocupação se recupere e que possamos voltar a pensar em crescimento e investimentos”, torce Márcia Pagotto.
O Gran Tour Hotel recebe, em sua maioria, hospedes que estão na cidade a trabalho, a negócios e representantes comerciais, que de segunda a sexta-feira, atuam em Capivari e região. “Aos finais de semana, recebemos famílias que buscam momentos de descanso e aconchego em meio a linda paisagem que o hotel oferece e também os que se hospedam por compromissos como casamentos, festas e outros. Ainda vivemos um momento de grandes incertezas, mas uma coisa é certa: o consumidor mudou muito os seus hábitos e está ainda mais exigente”, finaliza a gerente.
Estrutura
O Gran Tour Hotel conta com 42 apartamentos, equipados com banheiro, tv, ar-condicionado, wi-fi. Um dos apartamentos oferece acessibilidade (rampa e banheiro). Além disso, oferece vaga de estacionamento em frente ao quarto (incluso na diária). Os apartamentos acomodam até 3 adultos.
Com recepção 24h, o hotel oferece serviço de quarto, para organização e limpeza. Também aceita pets, desde que o animal fique sob o domínio do dono, não sendo permitido que os animais fiquem soltos pelo hotel.
A área de lazer conta com 2 piscinas (adulto e infantil) e churrasqueira.
Atualmente, o valor de uma diária no Gran Tour Hotel é de R$ 135, com café da manhã incluso.
Prosper Executive
Contrariando o momento difícil e com perspectivas no futuro, a Prosper Executive Hotel inaugurou suas atividades em Capivari, em maio deste ano. O espaço, localizado na rua Luiz Loatti, 237, conta com 8 acomodações de alto padrão.
“O Prosper Executive Hotel abriu as portas em 25/05/2021 quando a pandemia ainda exigia cuidados e havia muita restrição de contato com pessoas, mas a gestão buscou fornecedores com políticas claras sobre os protocolos sanitários e COVID-19. Essa ação facilitou demonstrar confiança aos hóspedes”, conta a proprietária do hotel, Rejane Rodrigues.
Ela avalia que as viagens estão aumentando a cada dia e que as empresas estão aderindo a volta dos profissionais nas empresas, deixando o modo online anteriormente praticado. “Acreditamos que a tendência é aumentar muito a procura por hospedagens, porque as pessoas estão confiantes em viajar”, disse.
Rejane explica que o Prosper Executive Hotel surgiu para o público corporativo/executivo. “O perfil de nossos hóspedes é business, muito embora recebemos outro público também principalmente aos finais de semana”, revela.
Desde a abertura, não houve mudança no quadro de funcionários do hotel, que mantém 7 colaboradores para atender os hóspedes.
Estrutura
O Prosper Executive Hotel conta com 8 quartos, estacionamento e monitoramento por câmeras em toda a extensão 24h. Oferece serviço de quarto, recepção 24h, academia, piscina e opções de relaxamento na cadeira de massagens e aromaterapia.
O hotel também oferece serviço de restaurante no espaço de café da manhã, não aceita pets e e o valor médio de uma diária é de R$ 327 para acomodação em quarto para 1 pessoa.
Novo Hotel Capivari
No Centro de Capivari, a opção de hospedagem é o Novo Hotel, localizado na rua XV de Novembro, 163.
A pandemia impactou significativamente o hotel, que teve que reduzir o quadro de funcionários, de 7 para 3 colaboradores.
Kaike Gomes, gerente do Novo Hotel, conta que a procura por hospedagem diminuiu bastante e que em certo momento, optaram por paralisar as atividades.
“A retomada vem sendo positiva, visando a situação que todos estamos enfrentando. A expectativa é que as coisas comecem a normalizar e ocorra o aumento na procura por hospedagens”, torce Gomes.
Segundo o gerente, o hotel atende, em sua maioria, viajantes que estão de passagem por Capivari.
Estrutura
O Novo Hotel conta com 18 quartos, estacionamento, serviço de quarto, sala de tv, acessibilidade e aceita pets.
Segundo Kaike Gomes, o valor médio de uma diária no hotel é de R$ 75.
Capivari Centro Hotel
Desde 2004 trabalhando no setor hoteleiro, o Capivari Centro Hotel é outra opção localizada na região central da cidade. O hotel, de propriedade de Lázaro Angelo Balan, fica na rua Sinharinha Frota, 187, e é gerido pela filha, Ana Paula Balan.
Ela conta que, no início da pandemia, a principal preocupação foi o medo de contaminação, pelo fato de receber pessoas de outros estados e países. “Tomamos ainda mais cuidado com a limpeza, com o uso de proteções, álcool e passamos a servir o café da manhã nos apartamentos”, revela.
Segundo Ana Paula, o maior desafio foi a falta de hóspedes, diante da paralização dos comércios e das indústrias. O Centro Hotel chegou a paralisar as atividades por um mês. O número de colaboradores reduziu de 6 para 5 funcionários.
“A retomada está sendo boa, acredito que está sendo igual para todo o comércio. A expectativa por aqui é sempre positiva, acredito que para voltar à normalidade, só falta liberar os eventos aos finais de semana”, destaca a gerente.
Ana Paula revela que o Capivari Centro Hotel atende, em sua maioria, clientes do setor de negócios, prestadores de serviços, empresas, vendedores, coordenadores, representante comercial, médicos, advogados, motoristas, empresários, em geral, pessoas que vem à trabalho ou para prestar algum serviço na cidade.
“Mas também temos hóspedes que vem a passeio, visitar familiares, casamentos ou em algum evento que estejam acontecendo na cidade ou na região”, conta Ana Paula.
Estrutura
O Capivari Centro Hotel está no Google Earth e pelo Street View, é possível conhecer todo o espaço, a recepção, os apartamentos, a sala do café, o estacionamento. “É possível ir andando pelo hotel virtualmente, para que as pessoas possam conhecer antes de efetuar uma reserva”, convida Ana Paula.
São 38 apartamentos e a comodidade de estacionamento coberto e fechado e recepção 24h. O hotel aceita pets de pequeno porte e mantém parcerias com restaurantes próximos.
O valor médio da diária não foi revelado pelo hotel, com a justificativa de que existem variações, como o número de pessoas e o padrão do apartamento.
Hotel BIMD
O Hotel BIMD, localizado na rua Antonio Frederico Ozanan, 726, no Centro de Capivari, também foi convidado para participar da reportagem, mas até o fechamento da edição, não retornou com as respostas.