Cidade das Flores
A cidade teve o seu início em 1948 quando uma liga de agricultores católicos da Holanda comprou terras por aqui para instalar suas gerações que precisavam de novos espaços após a Segunda Guerra Mundial.
As terras foram compradas do que então se chamava Fazenda Ribeirão, distante 40 km de Campinas.
Quando se diz “cidades das flores” todos já sabem se tratar da cidade de Holambra a qual, desde 1998, ostenta merecidamente o título de Estância Turística.
O cultivo de flores teve início timidamente em 1951, com a produção da Palma de Santa Rita, mas só na década seguinte a cultura se expandiu.
Outros títulos
Holambra é uma das cidades brasileiras com o maior índice de qualidade de vida e se firmou como um dos principais destinos turísticos de todo o Estado de São Paulo.
Ostenta o título de maior produtora e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país, com justa fama internacional.
Emancipada politicamente em 1991, Holambra continua se desenvolvendo sem perder as suas características principais, o charme, a arquitetura e a tranquilidade comuns às cidades europeias.
Registro histórico
O “Museu Histórico e Cultural de Holambra”, localizado no centro de Holambra (Alameda Maurício de Nassau), expõe a sua história através de um acervo de duas mil fotos.
Todas essas fotos, vejam só, foram registradas pelo próprio fundador da cidade, o senhor Wim Welle, pai de Catharine Welle que às vezes está por lá para contar mais.
Há réplicas de casa de pau-a-pique e alvenaria da época, devidamente mobiliadas, objetos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes.
Feriados e fins de semana aberto das 9h às 17h.
Para dias úteis, agendar antecipadamente.
Turismo o ano inteiro
O turista já descobriu que além da festiva “Expoflora” o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios.
Exemplo disso são o “Enflor”, o “Gardenfair” e a “Hortitec”, eventos de importância nacional e, ainda, o esportivo “Trekker-Trek”.
Passeando entre as bonitas e reluzentes fachadas dos prédios pelo centro daquela cidade, você se vê rodeado de belas vitrines e, principalmente, de deliciosas guloseimas típicas, onde resistir é pecado!
Visite Holambra o ano inteiro!
Novo secretário
Está sendo anunciado que teremos no Estado de São Paulo um novo Secretário de Turismo, recaindo no nome de Herculano Passos que, assim, não voltará a se candidatar a novo mandato na Câmara Federal.
Isso porque, Vinicius Lummertz deixará o posto para a sua campanha a governador de Santa Catarina, onde é forte candidato.
Torcemos para o merecido sucesso dele no pleito catarinense.
Salão adiado
Com cidades tendo produtos e folheteria, mas com as suas prefeituras sem dinheiro. Outras prefeituras com dinheiro, mas sem produtos ou folheteria.
Os vários estandes adquiridos por prefeituras com dinheiro, com produtos e com folheteria, não foram suficientes para se manter a maior exposição das cidades turísticas paulistas e, por essa razão, está adiado o Salão São Paulo de Turismo antes previsto para o próximo novembro.
Os estandes já fechados já ficam prontos para a nova data, enquanto se espera que as demais prefeituras tenham caixa para acompanhá-los.
Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –outubro/2021