Cerca de 40 Guardas Civis de Capivari participaram de uma palestra sobre a campanha Setembro Amarelo, ministrada pela psicanalista Vanessa Calice Nicolau, na tarde da última sexta-feira, dia 24.
O evento foi organizado pela Guarda Civil Isabel, e contou com apoio do Comando e do secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior.
A palestra abordou a importância dos cuidados com a saúde mental dos agentes, como identificar o momento de pedir ajuda e de como uma saúde mental saudável pode influenciar positivamente no trabalho.
“O trabalho dos Guardas é cansativo, estressante, pois convive com inúmeras situações que podem abalar seu psicólogo no dia a dia, atendendo todo tipo de ocorrência, seja uma agressão, violência, acidentes, entrando em locais insalubres, e inclusive salvando vidas.
Nossa preocupação com o bem-estar dos agentes é constante, buscando um equilíbrio mental, pois isso traz uma segurança maior para eles e para a população”, afirmou.
O Setembro Amarelo é uma campanha mundial em prol da saúde mental e prevenção ao suicídio. Além dessa ação, a Secretaria de Saúde promoveu diversos atos voltados a população sobre o tema durante todo o mês.
O secretário Mauro Júnior destacou também a importância de conscientização sobre o tema.
“Nós no exercício da função infelizmente atendemos a ocorrências de tentativas de suicídio, a conscientização do Setembro Amarelo serve para mostrar que tudo tem uma saída e até nós oficias estamos propensos a passar por momentos difíceis, sempre vão haver pessoas boas querendo nos ajudar”, destaca.
A Guarda Civil de Capivari atende através do telefone 153, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Pessoas que estiverem precisando de ajuda, podem entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende através do telefone 188, também disponível em qualquer dia e qualquer horário.