Os vídeos já são uma boa parte do tráfego de toda a internet. Para você ter uma ideia, o Youtube é o segundo maior buscador, perdendo somente para o Google. E nesse mundo sem limites, como oferecer vídeos personalizados e que chamem a atenção?
O segredo é apostar em um público segmentado e oferecer conteúdos personalizados, além, é claro, de investir em uma boa produção, com vídeos de alta qualidade e uma boa captação de som. Preste atenção também em fatores como cortes, trilha sonora, efeitos e transições de cenas.
Mas se você está achando tudo isso muito complicado, vamos te mostrar que existem várias ferramentas que podem te ajudar na tarefa de edição de vídeo. Confira as principais delas!
Adobe Premiere
Essa é a ferramenta mais usada no mercado e uma das mais completas. Ela permite a edição de vários vídeos ao mesmo tempo e ela suporta vídeos de vários formatos.
Como ela é integrada aos programas do pacote Adobe (Photoshop, Illustrator, After Effects e Media Encoder) ela acaba sendo a preferida por trazer praticidade na hora de editar vinhetas ou inserir efeitos de transição, por exemplo.
Criando vinhetas
Falando em vídeos de introdução ou vinhetas, existem alguns aplicativos especiais para a criação deles. Muitos são grátis e fáceis de usar!
Então nada de desculpas para não usar um criador de intro e deixar os seus vídeos com a sua identidade!
Sony Vegas
Se você quer investir em super produções, o Sony Vegas é a ferramenta mais indicada. Para usá-la é preciso ser profissional de edição (ou estudar muito a ferramenta) e as edições geram resultados incríveis.
Você pode fazer cortes, transições, adicionar textos e colocar os efeitos audiovisuais que quiser, porém, vale ressaltar, que ela só aceita vídeos em formatos .AVI ou . MP3.
Clipchamp
Ao contrário do Sony Vegas, o Clipchamp é bem prático e você pode editar os seus vídeos no próprio navegador – não precisa instalar a ferramenta para usar.
O aplicativo tem uma biblioteca de templates de vídeos e áudios que você pode incorporar no seu material. Os recursos são simples e fáceis de usar, basta arrastar e soltar, sendo possível incluir textos, filtros e transições.
Há uma versão grátis, mas para exportar os vídeos sem a marca d’água é preciso usar a versão premium.
Movavi
Se você está começando com a edição de vídeos, então a plataforma Movavi pode te ajudar. Isso porque ela é uma ferramenta fácil de usar e tem versão em português.
Com ela é possível fazer transições, colocar filtros e textos. Se o vídeo que você estiver editando for para o Youtube, é possível exportar diretamente para lá.
Socialcam
Se você não tem computador e não sabe como editar os seus vídeos, então pode optar pelo Socialcam. Esse aplicativo está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS, e é um dos mais populares.
Com ele é possível fazer cortes, colocar filtros, adicionar texto e inserir música. Tudo na palma da sua mão!
Viddy
Ainda falando de aplicativo de edição de vídeo para celulares, o Viddy é ideal para quem faz vídeos curtos, de até 30 segundos.
Ele também está disponível para os sistemas Android e iOS, e as suas edições são mais básicas, podendo apenas inserir filtros.
Youtube
E se você não quiser comprar uma ferramenta ou usar algum aplicativo é possível editar os seus vídeos pelo próprio Youtube.
Os recursos são mais limitados, mas dependendo do conteúdo é o suficiente para você ter vídeos de qualidade.
Investir na criação de conteúdos de vídeo é fundamental para você engajar os seus seguidores e a edição pode fazer toda a diferença!
Agora que você já sabe quais as principais ferramentas e como editar vídeos para o Youtube, comece a criar a sua estratégia e a divulgar o seu trabalho.