Capivari

Presidente Du Bombonatti fala dos primeiros seis meses de trabalho da Câmara Municipal de Capivari

Presidente Du Bombonatti (Republicanos). Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Em entrevista, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), destaca a aprovação de projetos importantes e faz uma breve retrospectiva da sua atuação como vereador.

Qual avaliação o senhor faz dos seis primeiros meses de trabalho da atual Câmara Municipal de Capivari?

Du Bombonatti: Estou muito feliz com o trabalho realizado pela Câmara de Capivari nesses seis primeiros meses. Em 22 sessões ordinárias, foram apresentadas 545 indicações, ou seja, 545 pedidos feitos pela população que foram encaminhados pelos vereadores à Prefeitura. Foram votados ainda 404 requerimentos, o que demonstra a preocupação de todos os vereadores com os mais diversos assuntos ligados à administração pública.

Em relação aos projetos de lei votados pela Câmara Municipal de Capivari, o que o senhor tem a dizer?

Du Bombonatti: Votamos 85 projetos de lei de autoria do Poder Executivo e apenas um foi rejeitado. Todos os demais foram aprovados, alguns em regime de urgência, mediante explicação da Prefeitura para que não ficasse nenhuma dúvida. Creio que isso demonstra que o Poder Legislativo está atuando em conjunto com o Poder Executivo e que, mesmo sendo poderes independentes, é necessário que haja harmonia entre a Câmara e a Prefeitura. É só assim que a nossa cidade vai conseguir realmente crescer e se desenvolver.

Publicidade

O senhor poderia destacar alguns projetos que foram aprovados pela Câmara Municipal de Capivari?

Du Bombonatti: Na última sessão ordinária, foram aprovados projetos importantes. O que autoriza o município a receber, por doação, a Casa do Lembo e os que tratam do Plano Plurianual referente ao período de 2022 a 2025 e às diretrizes orçamentárias para 2022. São projetos que determinam as metas financeiras da Prefeitura. Também destaco a aprovação dos projetos para a realização do Refis, para o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes comunitários da Secretaria da Saúde e para a participação de Capivari no consórcio de municípios que visa a compra de vacinas contra a Covid-19. Sem contar as dezenas de projetos para remanejamento de recursos, que permitem que a Prefeitura faça as adequações orçamentárias necessárias em cada departamento.

E quais os principais projetos de autoria do Poder Legislativo?

Du Bombonatti: Foi votado na última sessão o projeto de lei dos vereadores Ruan Henrique Pellegrini Braggion [Republicanos] e Vinícius Scarso [MDB] que autoriza as visitas virtuais, por meio de chamadas de vídeo, entre familiares e pacientes internados com Covid-19. A Câmara também aprovou os projetos de lei para atendimento preferencial aos doadores de sangue, de autoria do vereador Thiago Braggion [PSL], e para a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de autoria da vereadora Sele Rosada [PSL]. Destaco ainda a criação de três comissões temporárias na Câmara Municipal de Capivari, para estudos do Plano Diretor de Capivari e de ações contra a Covid-19 e a última relacionada aos assuntos econômicos.

Fora do trabalho legislativo, o senhor gostaria de falar sobre alguma ação da Câmara Municipal de Capivari nesse primeiro semestre?

Du Bombonatti: Sim. Gostaria de lembrar que a Câmara Municipal realizou, durante todo o mês de abril, a campanha Entrega Solidária, para arrecadação de alimentos e produtos de limpeza. Com o apoio da população e de empresas da cidade, conseguimos arrecadar aproximadamente três toneladas de alimentos. Todas as doações foram repassadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para que fosse feita a distribuição para as famílias que precisam. Foi uma ação bonita e que certamente ajudou muitos capivarianos que estão passando por momentos difíceis, principalmente pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

E sobre o seu trabalho, especificamente, o que o senhor gostaria de destacar?

Du Bombonatti: Estou sempre em contato com a população e fiz diversos pedidos e cobranças à Prefeitura. Um deles foi sobre uma ambulância que estava no Corpo de Bombeiros por conta da viatura da corporação estar com problemas no motor. Entendo que seja mais viável arrumar o motor do que deixar uma ambulância parada, ainda mais nessa época de pandemia. Também tivemos reuniões importantes com membros da Polícia Civil do município, que precisa de investimentos, e com o Sindicato dos Servidores Públicos, para tratarmos do pagamento do adicional de insalubridade a todos os servidores que têm direito. Estive em reunião com a diretoria da Santa Casa para pedir que haja um suporte psicológico aos servidores da saúde, que estão extremamente desgastados por conta da pandemia.

Em relação às moções, gostaria de destacar duas de Apelo que apresentei ao Governo do Estado de São Paulo, em relação às obras de duplicação das Rodovias SP 101 e SP 308 e para incluir a categoria bancária como prioritária na agenda de vacinação contra a Covid-19. Inclusive, também protocolei um ofício em Brasília com esse pedido da categoria bancária. E duas de Protesto: uma para o Governo do Estado sobre o corte do convênio com a Casa de Saúde Bezerra de Menezes, que presta atendimentos de assistência à saúde mental, e a outra, enviada à Assembleia Legislativa, em protesto à possível aprovação do projeto de lei 251/2021, que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico.

Em maio, iniciei uma agenda de visitas às secretarias estaduais e ministérios. O objetivo é conhecer os projetos existentes e fiscalizar os convênios já assinados com Capivari. Também aproveitei para fazer pedidos para as mais diversas áreas, como saúde, educação, desenvolvimento social e cultura e turismo. Em Brasília, conversei pessoalmente com o deputado Celso Russomano [Republicanos] e ele se comprometeu a ajudar a nossa cidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo