Pelo segundo ano consecutivo, os festejos do santo padroeiro de Capivari, São João Batista, estão suspensos, por conta das restrições da Covid-19. A data é comemorada no dia 24 de junho, próxima quinta-feira.
Na Igreja Matriz, estão programadas as missas com o Tríduo de São João Batista e a missa solene, que encerra a programação religiosa. Para evitar ao máximo qualquer tipo de aglomeração, o tradicional hasteamento do mastro de São João Batista foi cancelado.
“Por conta do cenário da pandemia, não podemos gerar aglomeração, então não haverá, mais uma vez, a Festa de São João. As missas vão acontecer seguindo todos os protocolos e com 40% de ocupação da Igreja, o que corresponde a cerca de 300 pessoas por celebração”, explica o padre Adalton Roberto Demarchi, pároco da Matriz de São João em Capivari.
Desde o ano passado, período em que a Covid-19 já avançava no número de casos em toda a região, a tradicional fogueira de São João já não foi acesa. No seu lugar, uma projeção de fotos na fachada da Igreja Matriz recordou a tradição de ver as chamas na noite do padroeiro.
Este ano, nem mesmo a projeção das fotos da fogueira será possível.
“A recomendação que nós temos é que não se faça nada que possa gerar o agrupamento de pessoas, então vamos seguir à risca”, conclui Demarchi.
Programação Religiosa
O Tríduo de São João Batista, na Igreja Matriz de Capivari, vai de 21 a 23 de junho, de segunda a quarta-feira, com missas às 19h30. Na quinta-feira (24), feriado municipal em Capivari, acontece a missa solene da natividade de São João Batista, também às 19h30.
Para participar presencialmente das missas não é preciso agendar, basta chegar mais cedo e ocupar os lugares demarcados.
As celebrações também terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e página do Facebook da Paróquia de São João Batista, e através do canal da Ícone TV.