A partir desta sexta (2), mais de 340 mil pessoas nessa faixa etária poderão receber a primeira dose da vacina contra Covid-19; profissionais de Educação e Segurança Pública também integram a campanha a partir de abril
O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (31) a antecipação, para esta sexta-feira (2), do início da vacinação contra a COVID-19 para idosos com idade acima de 68 anos.
Dados do Plano Estadual de Imunização (PEI) indicam um total de novas 340 mil pessoas aptas a receberem a primeira dose no Estado de São Paulo.
“Vamos acelerando a vacinação nas faixas etárias a partir dos 60 anos e tendo a possibilidade hoje de anunciar que, já nesta sexta-feira, as pessoas com 68 anos estarão sendo imunizadas nos postos de vacinação em todo o Estado de São Paulo. A vacina no braço é a vacina da vida”, disse Doria.
Também em abril, 530 mil profissionais de Educação e forças de Segurança também poderão receber vacinas.
A campanha ocorre com uma grande operação logística montada para a distribuição das vacinas disponíveis no país, com envio de remessas semanais pela Secretaria de Estado da Saúde para todas as regiões do Estado.
Vacinas do Butantan
Nesta quarta-feira (31), ocorreu a liberação de mais 3,4 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus para uso em todo o país. Somente essa semana, foram entregues 8,4 milhões ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.
No mês de março, o montante chega a 22,7 milhões de doses, quantitativo maior do que o disponibilizado em janeiro e fevereiro juntos.
Pré-cadastro no “Vacina Já”
O pré-cadastro no site “Vacina Já” (vacinaja.sp.gov.br) economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 a 3 minutos para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.
A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.
O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.