Chamada de Operação Resguardo, a Polícia Civil de todo o país foi para a rua, no Dia Internacional da Mulher, na segunda-feira (8), para apurar denúncias e prender foragidos acusados de violência contra a mulher.
De acordo com o Balanço do Ministério da Justiça, mais de 17 mil e 400 mulheres vítimas de violência foram atendidas durante a operação. Esta é considerada a maior ação já realizada com foco no combate à violência contra a mulher em todo o Brasil.
Nos municípios de Capivari e Rafard, a Operação Resguardo também aconteceu. Sob o comando da Delegada Titular da Delegacia da Mulher, dra. Maria Luisa Dalla B. Rigolin, a Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil de Capivari, prendeu acusados, instaurou inquéritos e averiguou denúncias.
Em Rafard, foi apurada uma denúncia anônima de violência contra a mulher, com instauração de quatro inquéritos policiais e registro um boletim de ocorrência.
Já em Capivari, foram atendidas, durante o dia da operação, 86 vítimas de agressão e violência doméstica. Outros quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 6 acusados foram presos. Ainda, segundo as informações da DDM, 48 medidas cautelares protetivas, em favor das vítimas, foram solicitadas, mais 67 inquéritos policiais foram instaurados.