Boa pesca em Adolfo (SP)
Um monumento ao tucunaré, que alguns chamam de rei do rio, erguido na entrada da cidade de Adolfo já mostra a importância que o turismo de pesca tem ali.
A cidade de Adolfo, depois de ter recebido o título de “Município de Interesse Turístico”, se debruçou em melhorias de toda sorte, visando o bem estar da sua população e a agradar os seus turistas.
Com as verbas do turismo recebidas do governo do Estado muitos locais estão sendo revitalizados com a dedicação do Prefeito Chem e do seu vice Nelsinho Gimenez.
COMTUR dedicado
O Conselho de Turismo de Adolfo tem desempenhado um papel importante, colaborando com a administração.
Após a sinalização turística ser instalada, a prefeitura de Adolfo já recuperou 9 km de estradas rurais.
Até a piscina pública voltará às atividades, provavelmente com algumas modernidades. A ideia pode incluir hidroterapia e hidroginástica.
A cidade de Adolfo, criada nas margens do Rio Tietê em recente 1959, como já tem o turismo de pesca consolidado cuida, agora, de outros itens de importância para o turista. Parabéns.
Três Fronteiras (SP)
Esta cidade tem a maior área de lazer da região noroeste do Estado paulista, mesmo após ter-se desmembrado da Estância Turística de Santa Fé do Sul.
Localizada a 600 km da capital, tem o título oficial de “Município de Interesse Turístico” e, recebeu recentemente o “Certificado de Município Verde/Azul”.
Em suas águas doces o lazer e a pesca estão presentes, bem como as atividades náuticas que gozam de plena harmonia com a natureza.
O certificado foi recebido pelo prefeito Rubens José Belão que destacou: “- Desde o início da nossa gestão buscávamos esse reconhecimento, e agora”, continua ele, “com empenho e dedicação buscaremos um patamar ainda maior na pontuação”.
Município verde/azul
Trata-se de um programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.
Os municípios são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas:
Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; e, Resíduos Sólidos.
Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e, assim, agregar valor às transações comerciais de seus produtos, como é caso agora de Três Fronteiras.
Parceria SETUR-SEADE
Segundo nos informa o serviço de Imprensa da Secretaria de Turismo do Estado, aquela pasta acaba de firmar um termo de cooperação com a fundação Seade.
A Secretaria terá, assim, acesso aos estudos globais de todo o Estado paulista, por regiões e por segmento.
– “Teremos metodologias de cálculo do valor adicionado e indicadores conjunturais para o acompanhamento da atividade” -assim se pronunciou o Secretário de Estado Vinicius Lummertz.
A referida assessoria nos lembra que o Estado de São Paulo é o líder nacional na movimentação econômica do turismo; é o principal destino, com mais de 44 milhões de viagens; e, também o principal emissor de turistas para os demais Estados e o Exterior.
Por Jarbas Favoretto MTB- 32.511