Turismo em Araçoiaba
Uma cidade que não dorme em cima do diploma que recebeu de “Município de Interesse Turístico” é Araçoiaba da Serra.
Localizada a 120km da capital, a cidade continua ampliando os seus atrativos e, agora, com destaque no Turismo Rural.
“- As atividades disponíveis no agro turismo da cidade permitem ao visitante o contato genuíno com a natureza, com as tradições culturais e a agricultura, valorizando a experiência de quem visita seus diversos ambientes rurais” nos diz Flávia Toledo, Diretora de Turismo, que conclui:
“- O turista aqui pode fazer um passeio de balão, descansar em hotel fazenda, ou atividade equestre, acesso a cultivos e produções artesanais, a boa gastronomia tropeira, ou apenas passar um dia agradável em meio a natureza, visitando sítios, hortas e capelas”.
Por tudo isso, visite a bem administrada cidade de Araçoiaba da Serra, na região sorocabana.
Você vai gostar.
Ônibus de turismo protestam
Não é de hoje que vemos autoridades desinformadas e/ou incompetentes baixando normas de procedimento, sem
o mínimo de conhecimento da área em que estão dando seus infelizes palpites.
Isso está acontecendo com a Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a qual, em vez de ajudar, só atrapalha o turismo do Estado de São Paulo, com instruções absurdas.
Baixam obrigações tão idiotas que, ao que nos parece, o interessado tem de fazer uma lista de passageiros que irão num enterro em outra cidade, pasmem, 48 horas antes de alguém morrer!
A locação de ônibus de turismo é coisa muito séria para o desenvolvimento do Interior do nosso Estado.
É preciso deixar as transportadoras sérias trabalharem como sabem, enquanto o órgão do Estado deveria estar correndo atrás dos paraquedistas, dos ônibus sem registro, das excursões irregulares, e outros quejandos, que se vê muito em nossas estradas.
Feiras e salões
O setor de eventos vem sofrendo mais do que outros setores do turismo com esta pandemia, eis que ainda estão com limites tolhendo seus melhores movimentos.
A autorização dada aos shoppings para entrada do público é toda favorável, e já vemos shoppings que já não controlam todas as entradas, sem o mísero controle de temperatura.
Enquanto isso os Salões, Feiras e demais Exposições continuam bloqueadas em vários sentidos.
Está na hora de virarmos o jogo.
Túnel da Mantiqueira
O Grande Túnel da Mantiqueira foi construído em 1882 por determinação do Imperador Dom Pedro II para servir à então “Estrada de Ferro Minas And Rio”, (esta última construída por Visconde de Mauá)
O túnel liga as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG).
A inauguração se deu em 1884, claro, com o Imperador de passageiro.
O Grande Túnel também foi alvo na revolução de 1932 ao longo dos seus 996 metros.
Hoje, ele pode ser visitado, com acesso pela SP-52, bem na divisa dos Estados. A partir daí, segue-se a pé numa trilha de 500 metros.
No trecho mineiro existe um trem turístico.
O local está a 25 km do centro da cidade de Cruzeiro e o seu Departamento de Turismo presta as demais informações que possam ser necessárias: (12) 3143-5027.
Visite a cidade de Cruzeiro, no extremo leste do Estado de São Paulo.
Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –11/2020