Mantendo a rotina das lives, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, deve anunciar nesta sexta-feira (17), medidas de flexibilização para reabertura do comércio na cidade. O anúncio será feito às 11h30, durante transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook: Rodrigo Proença II.
Segundo apurado pela reportagem d’O Semanário, os comerciantes deverão solicitar a abertura, desde que atendam as normas que serão exigidas pela prefeitura.
“Vamos analisar e autorizar caso a caso, como se fosse um AVCB do Bombeiro”, adiantou Proença.
Essa medida deverá representar o segundo passo para retornar a normalidade no município. Na quarta-feira (15), a Prefeitura de Capivari lançou novo decreto que regulamentou a abertura para recebimento de carnês e crediários.
A live também será retransmitida no Facebook do jornal. CLIQUE AQUI para acessar a página.
Casos
Capivari não registrou nenhum caso confirmado do Coronavírus. A maioria dos casos foram descartados e o último boletim apresentava apenas um caso suspeito aguardando resultado do exame. Já na cidade vizinha, Rafard, duas pessoas contraíram o vírus, mas estão recuperadas e não apresentam riscos à sociedade.
Quarentena
Desde o dia 24 de março, comerciantes dos serviços não essenciais de Capivari foram orientados a fechar os estabelecimentos, seguindo o decreto estadual que previa a quarentena até o dia 7 de abril. No entanto, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, estendeu a quarentena para o próximo dia 22 de abril.
Segundo informações, alguns comércios já encerraram suas atividades e não pretendem voltar a reabrir. É o caso da Lojas Valência, que depois de 30 anos, fechou o seu comércio de roupas, cama, mesa e banho na principal rua do comércio da cidade – rua XV de Novembro.
Levantamento do Sebrae revela que pelo menos 600 mil micro e pequenos negócios já cancelaram o CNPJ, deixando cerca de 9 milhões de desempregados.