CapivariDestaquesNotícias

Escolas de Capivari terão botão do pânico

Ao acionar o equipamento físico, com dois botões (um de alerta e outro de pânico), em conjunto do aplicativo, o comunicado será enviado e a Guarda Civil receberá o chamado em cerca de 6 segundos (Foto: Divulgação/Pref. de Capivari)
Ao acionar o equipamento físico, com dois botões (um de alerta e outro de pânico), em conjunto do aplicativo, o comunicado será enviado e a Guarda Civil receberá o chamado em cerca de 6 segundos (Foto: Divulgação/Pref. de Capivari)

O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, anunciou na quinta-feira, 28, que está implementando para a segurança nas escolas municipais, um aplicativo/software, desenvolvido por uma empresa de T.I., com o intuito de comunicar de maneira rápida as ocorrências que possam acontecer nas unidades escolares, a solução foi unir o aplicativo (que poderá ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e iOS) a um equipamento físico com dois botões, sendo um de alerta e outro de pânico.

Desta forma, serão classificadas as ocorrências dentro das respectivas urgências e necessidades. De acordo com a situação comunicada, será realizado o atendimento pelas viaturas da Guarda Civil Municipal. Tudo isso em apenas 6 segundos, entre o disparo de alerta/pânico e o acionamento de viaturas.

A secretária de Educação, Marília Aparecida Cardoso de Oliveira, acredita que a novidade virá para trazer mais tranquilidade aos diretores, professores e funcionários, e, principalmente, para os pais de alunos.

Publicidade

“Com o atentado na escola em Suzano, toda a sociedade está muito preocupada com a segurança dentro das escolas. Nós temos em nossas unidades, o maior patrimônio de todas as famílias: suas crianças. O ambiente de aprendizagem deve passar confiança e tranquilidade aos alunos, pais e docentes, para que possamos realmente educar”, explica Marília.

Para o secretário de Segurança Pública, Gamaliel Lourenço de Souza, com o novo recurso, as ocorrências serão repassadas aos seus agentes com maior eficiência.

“O aplicativo tornará mais ágil a comunicação entre as escolas, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, para qualquer tipo de ocorrência. A central de inteligência da Guarda Civil receberá o aviso e também detectará o grau de urgência de cada situação, deslocando as equipes mais próximas para o local, num simples apertar de botão”, afirma o secretário.

O prefeito, Rodrigo Proença, está otimista com a implementação do novo recurso.

“Nós precisamos aliar a tecnologia à segurança pública, para que cada vez mais, o tempo esteja a favor das tomadas de decisões e, principalmente, das ações, nas quais cada minuto faz toda a diferença,” diz o prefeito.

Lançamento

O aplicativo será lançado na terça-feira, 2 de abril, no Plenário do Executivo, às 15h, em evento para diretores, coordenadores e professores municipais, secretários, demais autoridades e população interessada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo