O cadastro obrigatório da biometria no ciclo 2019-2020 terá que ser realizado por eleitores de Rafard, Capivari e Mombuca, a partir desta segunda-feira, 4, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Quem descumprir este prazo terá o título cancelado. O prazo para o cadastramento vai até 29 de novembro deste ano.
Segundo o Cartório Eleitora de Capivari, mais da metade dos eleitores cadastrados na 38ª Zona, não realizaram o cadastramento da biometria. Confira o infográfico abaixo:
Se você é eleitor de umas das três cidades citadas acima e fez o alistamento eleitoral ou transferência para os municípios até 07/09/2015, deve comparecer pessoalmente na 38ª Zona Eleitoral de Capivari para proceder à revisão da inscrição eleitoral, devendo apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira profissional, certidão de nascimento, certidão de casamento ou carteira nacional de habilitação – CNH (exceto para os alistandos); e comprovante de residência que tenha sido expedido nos 3 (três) meses anteriores ao comparecimento do eleitor no Cartório (conta de água, de luz ou de telefone).
O TRE explica que a apresentação do título de eleitor é facultativa. O Cartório Eleitoral de Capivari está localizado na rua Dr. João Adolfo Stein, 171, anexo ao Fórum. Para mais informações, o eleitor pode ligar no telefone 3491-1406.
A medida inclui 478 municípios de São Paulo, informou a Justiça. Sem o título, o cidadão fica impedido de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino.
O registro das digitais está disponível em todas as cidades paulistas e a meta do tribunal é concluir este processo até 2022. A recomendação para eleitores dos municípios deixados de fora da lista é para que também façam o cadastro, antes da obrigatoriedade.