Brasil

5 vantagens das agências de fomento para startups e PMEs

Foto: Reprodução/Internet

Empresas de tecnologia e com alto potencial de crescimento, como as startups e pequenas e médias empresas (PMEs) de perfil inovador, necessitam de condições especiais de financiamento, que acompanhem seu ritmo de produção, bem como sua realidade financeira. Por suas características institucionais, as agências de fomento costumam ser uma excelente opção para os empreendedores inovadores que desejam dar escala ao seu negócio.

A Desenvolve SP é uma dessas agências. Com foco de atuação voltado ao incentivo à inovação no Estado de São Paulo, a instituição listou alguns dos principais diferenciais que suas linhas de financiamento oferecem para startups e PMEs.

Juros a partir de zero
Por ter como missão de fortalecer a economia paulista, a Desenvolve SP tem as taxas mais competitivas do mercado. Recentemente, lançou o Programa Juro Zero Inovação, que oferece opções de crédito com juros subsidiados para projetos de alto potencial inovador de startups e PMEs.

“Queremos alavancar projetos de inovação que necessitam de condições especiais de financiamento para decolar no mercado”, diz Nathalia Lemos, consultora de negócios da instituição financeira.

Prazos mais longos
Enquanto os bancos comerciais ou públicos oferecem, em média, até 24 meses para que o empresário pague seu empréstimo, as agências de fomento conseguem estipular prazos mais longos e com maior tempo de carência. No caso da Desenvolve SP, as linhas de crédito especiais para inovação têm prazos de até 120 meses para pagar e 24 meses de carência.

Itens financiáveis
Por meio da Desenvolve SP, as startups e PMEs podem financiar diversos itens ligados aos seus projetos de inovação. “A lista abrange desde a introdução de novos produtos, serviços e processos no mercado, incluindo a compra de máquinas e equipamentos, até mesmo o aperfeiçoamento de tecnologias já existentes, inovações organizacionais e de marketing”, diz Nathalia.

Fundos garantidores
A maior dificuldade dos pequenos negócios, independentemente do seguimento de atuação, é apresentar garantias para conseguir empréstimos em instituições financeiras. Para que isso não seja um empecilho aos empreendedores paulistas, a Desenvolve SP oferece a contratação dos chamados Fundos Garantidores, como o FDA – Fundo de Aval do Governo do Estado.

“Cada fundo tem condições específicas, e todos eles oferecem um suporte extra para que os empreendedores não deixem de ter acesso ao crédito e garantam até 100% das operações de crédito contratadas”, explica Nathalia.

Solicitação e acompanhamento online
Nas jovens empresas de tecnologia, o atendimento virtual, sem dúvidas, é um atrativo. Os empresários paulistas podem solicitar um financiamento e acompanhar o andamento do pedido, por meio do site da Desenvolve SP. Para adquirir um financiamento, basta alguns cliques e o preenchimento de informações sobre a empresa e o projeto a ser financiado.

Sobre a Desenvolve SP
A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista é a instituição do Governo do Estado de São Paulo que financia, por meio de linhas de crédito de longo prazo, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas. Em nove anos de atuação, a Agência ultrapassou a marca de R$ 3 bilhões em financiamentos para milhares de empresas e centenas de prefeituras. Para saber mais sobre a instituição acesse www.desenvolvesp.com.br.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?