A Câmara Municipal de Capivari abriu a exposição “Auschwitz em preto e branco”, do fotógrafo Vidnei Sica, no início do mês, no hall de entrada do Palácio 10 de Julho. A exposição faz parte do Projeto Câmara Arte e Cultura, uma iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Bruno Barnabé.
Barnabé entregou um certificado de participação ao fotógrafo e enalteceu seu trabalho. “Parabéns ao Vidnei Sica pelo brilhante trabalho que fez e que vale a pena conferir porque é uma importante mostra da história, a qual a humanidade tem que olhar para nunca mais permitir essa atrocidade”, disse.
A exposição “Auschwitz em preto e branco” conta com fotografias tiradas no extinto complexo de campos de concentração de Auschwtiz, localizados no sul da Polônia, em áreas anexadas à antiga Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial, durante o domínio nazista. Mais de 1,3 milhão pessoas, sendo 90% deles judeus morreram em Auschwitz. Outros deportados para esse local e ali executados foram 150 mil poloneses, 23 mil ciganos romenos, 15 mil prisioneiros de guerra soviéticos, cerca de 400 Testemunhas de Jeová e dezenas de milhares de pessoas de diversas nacionalidades. Os que não eram executados nas câmaras de gás morriam de fome, doenças infecciosas, trabalhos forçados, execuções individuais ou experiências médicas.
Esta é a segunda exposição realizada pelo fotógrafo Vidnei Sica no Projeto Câmara Arte e Cultura. Vidnei Sica é fotógrafo profissional, reconhecido individualmente e junto à sua família em todo o Brasil.
A exposição “Auschwitz em preto e branco” ficará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o final de janeiro.