Capivari

Campanha oferece exames de diagnóstico de AIDS e sífilis

Arte ilustrativa

A Prefeitura de Capivari, por meio do Ambulatório de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), promove entre os dias 3 e 7 de dezembro a Campanha Fique Sabendo, iniciativa estadual com o intuito de estimular a população a realizar testes para diagnóstico de AIDS e sífilis, principalmente quem nunca os fez.

O teste está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município e no Ambulatório de IST (rua Bento Dias, 265, Centro). A coleta de sangue para o exame é rápida e não há necessidade de estar em jejum.

Sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), a AIDS é uma doença do sistema imunológico humano que resulta da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Essa doença se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, portanto, o organismo fica mais vulnerável ao aparecimento de diversas doenças, de um resfriado ao câncer. O próprio tratamento dessas doenças, de acordo com o Ministério da Saúde, fica prejudicado com a presença do vírus HIV no corpo, entretanto, a pessoa que tem o HIV não, necessariamente, tem AIDS. Os soropositivos (pessoas com o vírus HIV) podem viver anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, porém, têm a possibilidade de transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou, ainda, a mãe para o filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomadas as devidas medidas de prevenção. O diagnóstico precoce da infecção pelo HIV possibilita que o tratamento seja iniciado o quanto antes, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente.

É por meio de relação sexual sem uso de preservativo também que a sífilis pode ser transmitida. Entre os primeiros sintomas desta infecção bacteriana estão feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, podem desaparecer mas retornar depois de semanas, meses ou anos de formas mais graves. Quando esta infecção surge durante a gravidez, há possibilidade de o feto ser infectado e, então, ele contrai a sífilis congênita, que pode causar má-formação, aborto e morte do bebê.
O horário de atendimento no Ambulatório de IST é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Informações: (19) 3492-7442.

HPV
A Secretaria da Saúde de Capivari alerta a população para a vacinação contra o HPV, vírus transmitido principalmente em relações sexuais desprotegidas e que pode causar lesões precursoras de câncer, como o câncer no colo do útero, doença responsável por 265 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). A vacina contra o HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. No município, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Para a aplicação da dose é necessário levar a carteira de vacinação. A presença dos pais ou responsáveis é indispensável.

Neste ano, conforme a Secretaria da Saúde, foram vacinados contra o HPV em Capivari 203 meninas e 483 meninos. A imunização contra o HPV ocorre com a aplicação de duas doses da vacina, que devem ser administradas no intervalo de seis meses.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?