Geral

Politicaliente

Ossos do ofício – Desempenhar um trabalho jornalístico sério e de credibilidade na nossa região tem sido um trabalho muito árduo. Se nem Jesus Cristo agradou a todos, não seremos nós que tomaremos seu lugar. Temos consciência que muitas vezes as críticas, denúncias ou simples informações podem doer para algumas pessoas, que as vezes são amigos pessoais, mas a imprensa não pode ser omissa, não pode ter lado, não pode ter apadrinhados políticos, senão a palavrinha CREDIBILIDADE, que carregamos há 21 anos com tanto suor, trabalho e profissionalismo, vai por água abaixo. Confesso que hoje estou sentindo na pele o que dizia o meu saudoso amigo José Maria de Campos: “a gente perde o amigo, mas não perde a notícia”. Não é a nossa intenção, mas se uma minoria ou maioria, não intender o papel da imprensa, fica difícil. Enquanto isso, continuamos aqui, firmes e fortes.

Desistindo – O jovem Flávio Moretti, forte candidato a vereador pelo PSDB em Rafard, abandonou sua candidatura na última semana por motivos profissionais. Pardal fazia um forte trabalho na cidade e com certeza deixou uma boa quantidade de eleitores.

O motivo da chuva – Dizem as ‘más línguas’ o que motivou a mudança de tempo e a chuva de quarta-feira (19), foi uma foto publicada no Facebook deste colunista e do Jornal O Semanário Regional, com funcionários da Prefeitura de Rafard tapando o buraco/valeta/cratera da avenida Dr. José Soares de Faria na terça-feira (18). Será? A Prefeitura de Rafard esclareceu através do seu departamento jurídico que “a realização da Operação Tapa buracos, conforme o que já foi informado a Câmara Municipal, não só está prevista, como estamos fazendo o possível para que se realize o quanto antes. No entanto, isso só se concretizará efetivamente mediante a existência de recursos financeiros em caixa para que se pague a dotação orçamentária que foi destinada previamente a realização do certamente licitatório que teve por objeto esse tipo de serviço. Foi realizado um certamente licitatório, na modalidade carta convite, tendo por objeto esse serviço de pavimentação, sendo a sessão de abertura realizada na data de 5 de junho de 2012 e o contrato, assinado na data de 11 de junho de 2012. Para o início de sua execução só está faltando mesmo o recurso financeiro, conforme já foi esclarecido anteriormente. No entanto, visando provocar o mínimo possível de constrangimentos aos munícipes estamos realizando alguns consertos emergenciais, enquanto aguardamos os efeitos das medidas de contenção de despesa que fizemos, com a finalidade de economizarmos os recursos financeiros para que se efetue o pagamento dessa dotação.” Para quem acompanha as reportagens deste periódico, sabe que a ‘desculpa’ é sempre a mesma. Como diz o nosso amigo Pe. D’Elboux, vamos perseverar!

Seca – Os moradores do bairro Popular de Rafard continuam reclamando da falta de água nas torneiras. As respostas da Prefeitura de Rafard que deveriam ser entregues na semana passada para complementar a matéria só chegaram essa semana. De acordo com o Jurídico da Prefeitura, “na verdade, o problema da falta de água em Rafard está associado com as condições da rede de água e esgoto. O que acontece é que mesmo em detrimento de todos os esforços que foram feitos nessa administração e em outras administrações, nosso município possui uma rede de água e esgoto muito antiga. Para se ter uma ideia, em alguns pontos dessa rede temos canos feitos de ferro ainda. Isso faz com que em função da ação do tempo, e do desgaste físico-químico natural provocado pelas diversas variações de temperatura e até mesmo do solo, onde estes canos estão instalados, em determinadas épocas do ano os canos quebram mais e seja necessário fazer um maior número de reparos. Foi questionado acerca do porquê de os cortes no fornecimento de água não serem informados a população, e o que temos que responder sobre esse ponto é que não é possível saber quando vai ocorrer esse tipo de emergência. Quando ocorre algum problema desse tipo de rede, nós mandamos uma equipe de funcionários até o local e efetuamos o serviço de reparação. Em alguns casos isso leva algumas horas e até avisarmos a população acerca do porque do corte de fornecimento, a manutenção já terá sido realizada. Em casos de manutenção programada, não há dúvidas de que sempre procuramos e procuraremos avisar a população. Mas, já nos casos como os que vêm ocorrendo ultimamente isso se torna uma tarefa impossível, pois, não existe previsibilidade de quando será necessária a manutenção. Por fim, com relação à água, temos que informar ainda que existem sim projetos de campanha visando conscientizar a população sobre como se fazer um uso consciente da água.” Engraçado, acho que essas campanhas só não chegam na minha casa, no jornal, na rádio e também na casa dos funcionários. Poxa!

Vai falir – Os poderes públicos só reclamam que não tem dinheiro, que a queda na arrecadação e redução de repasses federais são os motivos da ociosidade e morosidade na resolução dos problemas e pagamento de fornecedores. E a gente continua pagando a conta. Experimente atrasar o pagamento de uma conta de água ou IPTU pra ver se não vão cobrar juros. Tem Câmara e Prefeitura que tá vendendo o almoço pra comprar o jantar. Quero só ver como vão fazer pra fechar as contas no final do ano. Como satirizamos na charge da semana passada, tem gente que já cortou tudo e logo logo andarão despidos frente à população. É esperar pra ver!

Queimadas – Não sabemos se crianças por brincadeira ou ‘marmanjões’ criminosos que estão incendiando quase que semanalmente o terreno (pasto) ao lado da avenida Dr. José Soares de Faria. Não bastasse o calor infernal e o tempo seco, pessoas sem consciência alguma botam fogo no mato. Nesta semana até as árvores que cercam a margem do riacho que passa pela área estavam pegando fogo. Infelizmente até o momento não vimos nenhuma atitude sendo tomada.

Para descontrair – Proposta de negociata: Dois políticos analisam uma proposta de negociata em Brasília. São muitos milhões em jogo. Um deles pergunta: – Quanto nos dariam por isso?; – Num país sério, nos dariam uns quinze anos, eu acho.

Para refletir – “Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.” (William Shakespeare)

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser estaremos de volta com mais informações. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?