Os alunos da Rede Municipal de Ensino têm se destacado em premiações. No dia 17 de setembro, os estudantes da Escola Municipal Augusto Castanho e a Escola Municipal Laura Quagliato participaram de uma cerimônia de homenagem na Unicamp aos destaques da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Na ocasião estiveram presentes os alunos da Escola Municipal Augusto Castanho, medalhistas de bronze: Dandara Vigorito Drigo, Igor Peressim Travaioli, Nicole Rigoletto e Luisa Faria de Souza; medalhistas de prata: João Victor de Sousa Prates, Lívia Nascimento Peressim e Thales Rafael Fransin; assim como o aluno medalhista de ouro, Vinícius Rodrigues da Costa. Os estudantes forma acompanhados pelas professoras: Cristiane Fregonesi Cyrino, Izabel Cristine Martins e Evangelina de Fátima Teixeira; da diretora da escola, Maria Luisa Stipp Nunes; e a coordenadora pedagógica, Cristiane Terezinha Sanjuan Michelini.
Representando a Escola Municipal Profª Laura Quagliato, estiveram presentes a aluna medalhista de bronze, Gabriela Silva Borges, a coordenadora pedagógica, Karen Manoel, e a professora, Marcia Dias.
A Obmep
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) O público-alvo da Obmep é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da 13ª Olimpíada.
EPTV na Escola
Duas alunas do EJA (Educação Jovens e Adultos da Escola Municipal Augusto Castanho também se destacaram no projeto EPTV na Escola. O concurso de redação é realizado entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da emissora. Os 30 estudantes classificados de cada cidade, ganham um dia de passeio em Campinas, com direito a uma visita à EPTV e um shopping da cidade. No final, são escolhidos os 10 melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que será exibida em telejornal da emissora.
O tema para a redação deste ano foi: “Minha vocação e o propósito de minha vida”. Os textos de Letícia Carvalho de Moraes, intitulado “Duas vidas” e de Adileuna Aparecida Correia de Moraes, denominado “Nunca é tarde para recomeçar”, sob orientação do professor, Murilo Fernando Gatti, passaram para a fase semifinal do concurso.
A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Educação, parabeniza os alunos das escolas municipais que obtiveram excelente resultado na Obmep e no concurso EPTV na escola. Segundo a secretária da Educação, Marília Cardoso de Oliveira: “O resultado expressivo desses alunos demonstra todo o esforço da Administração e dos profissionais da rede municipal de Capivari para oferecer uma educação de qualidade para todos”, finalizou.