DestaquesRafard

Prefeitura toma medidas urgentes depois de aparecimento de escorpião na escola Luis Grellet

Profissional da Vigilância Sanitária aplica veneno em todo prédio da escola (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Na manhã de quinta-feira, 9, o Serviço de Vigilância Sanitária de Rafard fez a aplicação de um princípio ativo para prevenir o surgimento de mais escorpiões na escola municipal Luis Grellet, no Centro da cidade.

A medida foi tomada após uma funcionária encontrar um escorpião em uma blusa que havia deixado na lavanderia do prédio, na manhã de quarta-feira, 8. A funcionária que teve contato com o escorpião foi levada para a Unidade Básica de Saúde, medicada e depois liberada.

Segundo a Prefeitura, as diretorias de Educação e Saúde tomaram as medidas urgentes para vistoriar toda a escola. A Vigilância Sanitária foi chamada e fez uma varredura no local logo após o ocorrido. Nenhum outro escorpião foi encontrado e duas outras ações foram programadas, a de quinta-feira, 9, com a aplicação do veneno e outra na sexta-feira, 10, com uma busca ativa em toda a unidade escolar.

Publicidade

Como medida protetiva, os alunos da escola Luís Grellet foram dispensados das aulas e retornam normalmente na segunda-feira, 13.

De acordo com o governo municipal, está sendo providenciada uma contratação emergencial de um serviço de dedetização para todas as escolas. “A previsão é de que isso ocorra nas próximas semanas”, informou a nota.

Fique atento
O escorpião é um dos animais terrestres invertebrados mais antigos da Terra, entre os animais vivos. Passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos, ou enterrados na areia no deserto. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem.

No Brasil, as duas espécies mais comuns em acidente são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião preto (Tityus bahiensis). A picada de um escorpião causa muita dor local, febre, sudorese, dispneia e pode levar a óbito, principalmente crianças e idosos.

Em caso de picada, lavar com água e sabão, manter a região em repouso e procurar um posto de saúde com urgência, para que receba o soro que neutralizará a toxina. Dependendo da quantidade de veneno inoculada, o caso se torna mais grave. Nunca faça torniquete no local onde houver picada de um animal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo