Luís Grellet
Biografia do Professor – Segundo dados colhidos no Educandário que leva o seu nome, nasceu em Itu, no dia 08 de setembro de 1867, formando-se em São Paulo na Escola Normal da Praça da República em 1887. Em 1888, foi nomeado para uma escola na cidade de Capivary onde, em 1908, com a instalação do Grupo Escolar, foi nomeado adjunto. Em 1912, foi removido para o Grupo Escolar da Vila Mariana em São Paulo e em 1913, vagando a direção do Grupo Escolar, voltou para Capivari como seu Diretor onde exerceu o magistério por 30 anos sem faltar sequer uma única vez. Após 40 anos no exercício da profissão de educador e orientador, aposentou-se em 1928.
Mudando-se para São Paulo, continuou a lecionar no Colégio Coração de Jesus. Aos 60 anos de magistério e ao completar 80 de idade, recebeu honrarias sendo homenageado na Quitandinha (ponto turístico com shows e casino), na cidade de Petrópolis – Rio de Janeiro – em cerimônia realizada pela Assembleia Estadual e pelo Congresso das Nações Americanas. Fazendo da profissão de educador um verdadeiro apostolado, conquistou dos colegas e alunos leais, reconhecimento, respeito e consideração, principalmente dos moradores de Capivari, onde residiu durante muitos anos. Com o título de “Patrono do E.E.P.G. Luís Grellet”, Rafard reconhecendo as qualidades e relevantes serviços em benefício da Educação Moral e Cívica desse ilustre cidadão ituano, aplicada então, reverência e perpetua sua memória na lembrança das novas gerações, que nesta escola, prosseguem recebendo o ensino básico para seu desenvolvimento intelectual. Seu retrato é visto na entrada da Escola.
Jeni Apprilante
Dados biográficos da Professora – Filha de casal imigrante italiano e pioneiro na formação da Villa Raffard, proprietário da 1ª padaria na Praça da Bandeira, local do seu nascimento a 17 de maio de 1918.
Educada em sábios princípios pautados no trabalho, respeito à pessoa humana e a preceitos religiosos, desde cedo demonstrou vocação para o Magistério, digna da importante missão de ensinar, transformando-a em digna e excelente professora. Por sua cultura, humildade e simplicidade, irradiando simpatia e amor aos seus semelhantes, em especial às crianças, angariou desde cedo, admiração e carinho de todos.
Formou-se na Escola Normal de Piracicaba, hoje “Prof. Sud Menucci”, em 1940, destacando-se pela dedicação aos estudos, disciplina e respeito aos colegas e mestres. A sua fraca saúde física não a impediu de assumir e desempenhar com sucesso, a delicada e nada fácil missão de levar luz onde houvesse trevas. Em 1970, pelo Decreto 5.374, publicado no Diário Oficial em 31 de janeiro, foi criado o Ginásio Estadual de Rafard, que funcionou provisoriamente no Grupo Escolar “Prof. Luís Grellet”.
Em 1972, construiu-se o prédio na Av. José S. Faria, e ali transferido e instalado a atual E.E.P.S.G. “Profa. Jeni Aprilante”, tendo como seu primeiro Diretor o Prof. Tarcísio Colnaghi.
Em 1970, Jeni, após lecionar em várias cidades do Estado de São Paulo, voltou a fazê-lo no Grupo Escolar de Rafard, onde iniciara a carreira como substituta, na ocasião administrando a Classe de Educação Infantil demonstrou, todo o vigor de sua vocação. Por motivo de saúde, afastou-se do Magistério, falecendo em 02 de junho de 1960. (Segue)
Cidadania
A cidade continua abandonada e suja, em parte por culpa da própria população, que, demonstrando falta de boa educação atira nas ruas tudo o que não presta, colaborando para o mau aspecto da cidade. Uma vergonha!
Lembramos que sempre é tempo para corrigirmos nossas falhas. Errar é humano, continuar errando é burrice. É isso!
ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.