Rafard

Rafard está no Revelando São Paulo 2017

01/12/2017

Rafard está no Revelando São Paulo 2017

Francisco Manuel de Oliveira é artesão desde 2011 e confecciona tapetes com retalhos de tecido e couro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Desde a quarta-feira, 29, o jovem rafardense Francisco Manuel de Oliveira, está no Parque do Trote e Mart Center, na zona norte de São Paulo, participando do Revelando São Paulo, maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, que volta à capital com força total, até o dia 3 de dezembro, sempre das 9h às 21h.

Com a participação de representantes de 170 cidades paulistas, são oitenta espaços de culinária e 100 ambientes de artesanato, além de variadas atrações como os 160 grupos de cultura popular tradicional, 12 Ranchos Tropeiros.

Oliveira trabalha com artesanato desde 2011, confeccionando tapetes com retalhos de tecidos e de couro. É a primeira vez que o jovem vai participar de um evento como este. “Para mim é uma novidade e fico muito feliz por estar representando Rafard num evento tão grande. Em contato com a Abaçaí e com o apoio da Prefeitura, tive esta oportunidade e agarrei com entusiasmo. O nome de Rafard será divulgado entre mais de 170 cidades do nosso Estado”, comemora.

A Prefeitura de Rafard contribuiu com a participação do jovem artesão através de transporte para ida e volta para o local do evento. Também foram produzidos dois baners que mostram os pontos turísticos da Cidade Coração. O material ficará em exposição no espaço dedicado à Rafard durante o Revelando.

O Revelando São Paulo, é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado e com curadoria de Toninho Macedo, presidente da Associação Cultural Abaçaí, que hoje tem a posse da área da Fazenda São Bernardo, em Rafard. “É uma oportunidade única de contato com a gastronomia e as tradições artísticas de várias regiões”, convida Macedo.

A edição de 2017 do festival terá como tema a Festa do Divino e contará com um espaço de exposição fotográfica, rodas de conversa e mostra com vestimentas, gastronomia e música. A Festa do Divino é uma comemoração popular de rua, tipicamente folclórica, com sete séculos de existência.

Um dos destaques do Revelando São Paulo é a culinária, que apresenta à capital paulista a tradição do interior em ranchos tropeiros, fogões a lenha e mais de 200 receitas de diferentes municípios do estado, com valores entre R$ 5,00 e 20,00.

Durante todos os dias do evento, os visitantes podem aproveitar clássicos da comida caipira, caiçara e tropeira, como a paçoca de carne, o bolo de roda, o bolinho caipira, o requeijão de prato, o buraco quente e a linguiça caipira, tudo a preços populares.

O artesanato, feito com matéria-prima local de diversas regiões do estado e técnicas transmitidas entre gerações, também ganha espaço. Quem for ao festival pode conferir a tradição da cerâmica na produção de panelas, vasos, pratos, copos e objetos de decoração.

Também será perceptível o capricho nos trançados de bolsas, cestarias, instrumentos musicais, tapetes e chinelos. O público ainda terá a oportunidade de ver bordados, tricô e crochê, que são a base de trabalhos exclusivos em bonecas de pano, toalhas, panos de pratos, tapetes e colchas, que se transformam em arte nas mãos das bordadeiras.

Já a música e as celebrações regionais reúnem artistas de variadas manifestações culturais no palco do Revelando São Paulo. Os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira, orquestras de viola e fanfarras.

As culturas tradicionais estarão representadas por grupos de Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Dança de Santa Cruz.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?