24/11/2017
Jovem rafardense cria realidade virtual de veículo off-road
Destaque | Ao lado de dois amigos, Leandro Zuin Quibao criou um simulador com movimentação mecânica e imersão em realidade virtual que foi destaque na EEP
Felipe Poleti
Especial para O Semanário
RAFARD | Encarar cada oportunidade como um grande desafio e aproveitá-la para aplicar conhecimentos no desenvolvimento de projetos de altíssimo nível permitiram que o rafardense, Leandro Zuin Quibao, e seus amigos, Carlos Eduardo Gualdi e Thales Rosário Mendes, ambos estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), desenvolvessem um simulador de veículo off-road, com movimentação mecânica e imersão em realidade virtual.
Com a ajuda de professores e coordenadores, os alunos assumiram todo o projeto, desde a concepção ao seu desenvolvimento, fabricação e início de funcionamento do produto. “Foi uma coisa nova para nós, já que envolvemos três cursos da EEP neste processo e, a inspiração veio após a participação na edição 2017 do Baja-Sae Brasil, junto com a equipe da faculdade. O nosso simulador tem plataforma com movimentação que suporta uma pessoa de até 150 quilos, aliada ao dispositivo de realidade virtual que transporta o usuário para um passeio realista no jogo Dirt Rally”, conta Quibao.
Segundo os professores, Anderson Rossi, André de Lima e Hamilton Torrezan, orientadores do projeto, inserido no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Engenharia Mecatrônica, a proposta traz o desafio multidisciplinar e exige a conciliação de várias áreas do conhecimento. “Projetos como o Simulador de Baja, estimula e capacita o aluno concluinte a buscar soluções inovadoras, permitindo aprimorar o perfil profissional dos futuros engenheiros”, avaliam.
Conforme lembrou Quibao, a realidade virtual tem se tornado comum, porém pouco explorada nesta área. “Este simulador acabou se tornando nosso trabalho de conclusão de curso e teve apoio total da EEP para que ele saísse do papel. Para que tudo desse certo, também nos ajudaram alunos do curso de mecânica e também da ciência da computação”, disse o rafardense.
Inspiração
O estudante lembrou que a inspiração para seguir na área de mecatrônica veio de casa. “Desde os cinco anos acompanho meu pai, que atua na área de informática. Com o passar do tempo fui me inspirando e consegui chegar até aqui. Só tenho a agradecer toda minha família”, reconheceu Quibao.
Surpresa
Para o jovem, a sensação que melhor resume o projeto foi a surpresa, já que o protótipo produzido por ele e seus amigos participou da exposição que aconteceu durante quatro dias no Shopping Piracicaba. “Ficamos felizes e surpresos. As pessoas faziam fila para usar nosso simulador. Estávamos lá para divulgar o vestibular da EEP, mas percebemos o quanto este tipo de tecnologia chama atenção”, conta Leandro Quibao ao lembrar que cerca de 400 pessoas participaram da experiência no simulador.
Futuro
Segundo o estudante, após a conclusão do curso, a intenção é ser um empreendedor. “Meu amigo Carlos e eu já estamos pensando em criar um novo equipamento voltado para simulação de corridas e fórmulas e ampliá-las para criação de jogos de realidade virtual. Este potencial foi descoberto lá no shopping”, lembra Quibao, que está há oito anos estudando na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), que integra a EEP e o Colégio Técnico (Cotip). “Comecei no colegial a estudar o técnico em mecatrônica e agora concluo minha faculdade aqui. Esse período colaborou para meu amadurecimento”, finaliza.
Para conhecer o projeto do simulador do estudante rafardense, basta acessar o link: https://youtu.be/j_C6ZDi81q4