Geral

Politicaliente

Flagrante – Estava esse pobre mortal em frente a igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes em Rafard na tarde de sexta-feira, registrando o trabalho de retirada da torre, quando uma cena me chamou a atenção. Duas crianças sentadas na calçada e uma delas com um vidro de maionese cheio de cimento adivinhem fazendo o que? Vocês não vão acreditar, as crianças estavam tapando algumas fissuras no asfalto com o cimento. Coisa que o poder público não faz há tempos nos buracos da cidade de Rafard!

Vaquinha – Se não me falha a memória, há mais de um ano Rafard não recebe uma operação tapa buracos decente e a justificativa é sempre a mesma: “está em processo de licitação” ou “estamos sem verba no momento”, e a população como sempre é que fica ‘pagando o pato’. O negócio é aproveitar o período eleitoral, onde ‘muita gente fica boazinha e gosta de contribuir com boas ações’ e fazer uma vaquinha ou vender uma ‘rifinha’ em prol à compra de massa asfáltica para tapar os buracos na cidade. Se a população começar a requerer à Prefeitura os danos causados nos veículos pelos buracos, a conta vai ficar mais cara. A coisa num tá nem feia, tá de chorar!

Apagão – Motoristas tem reclamado da má sinalização e pintura de lombadas em Rafard e Capivari, causando perigo e desconforto, como aquelas batidinhas de cabeça no teto do veículo. Departamento municipal de trânsito, vamos dar aquela mãozinha de tinta nas lombadas, ou tá faltando tinta também?

Publicidade

Sorte grande? – “Pegou me deu um laço, dançou bem no compasso, de prazer levantou poeira. Poeira… Poeira… Poeira… Levantou poeira!” Brincadeiras a parte, diversas pessoas tem sofrido muito com esse tempo seco, mas alguns moradores tem reclamado de locais sem asfalto que levantam aquele ‘poeirão’ quando passa veículo, em especial a rua ao lado do cemitério municipal, que em época de safra recebe tráfego constante de caminhões, bi trens, treminhões e tudo mais. Outras ruas esquecidas e sem asfalto são a continuação da Martim Francisco e fim da Jornalista José Miguél Bósio, como também a chamada “rua do trem”, que faz divisa com o bairro Padovani. O negócio é jogar na loteria!

Esclarecimento – Recebi na última semana uma nota da Assessoria de Comunicação de Rafard, com alguns comentários da diretora de Saúde, Maria Aparecida de Oliveira, solicitando que o jornal retificasse que “os medicamentos cortados não são de alto custo, mas sim, os entregues pela Assistência Social. Ela esclarece ainda que, os medicamentos de alto custo são enviados pelo Governo do Estado e estão sendo fornecidos normalmente. Inclusive, ela teme que a informação possa gerar um desconforto para os pacientes, que se utilizam deles e que até o momento não faltaram.” Em nenhum momento a matéria citou que foram cortados remédios de alto custo fornecidos pelo Governo do Estado ou pela UMS e sim pela Assistência Social. A reclamação que chegou à redação foi passada e confirmada pelo prefeito. A verdade é que dito pelo não dito, os remédios foram cortados.

Transparência – Aproveitando a preocupação da diretora de Saúde de Rafard em manter a população esclarecida sobre a verdade dos fatos, aproveitamos a oportunidade para solicitar a Assessoria de Comunicação, que encaminhasse algumas perguntas sobre outro tema, alvo de muitas reclamações no último final de semana, a falta de médicos na Unidade Mista de Saúde. Confira a matéria nesta edição.

Capela – Na última sessão de Câmara, os vereadores de Rafard aprovaram requerimento solicitando informações para saber se existe algum movimento junto à Radar, atual proprietária da Fazenda Itapeva, para a reforma da Igreja que se encontra em ruínas e pedem que sejam tomadas providências urgentes para esse fim.

Cortes – Após o anúncio de cortes da atual gestão, os vereadores aprovaram requerimento solicitando informações de quais os motivos pelo qual foi cortado o fornecimento de auxílio transporte aos estudantes e se o corte é geral ou haverá estudos para alguns casos. Eles querem saber também qual o motivo do corte no fornecimento de medicamentos doados pela Assistência Social para a população e como estão sendo analisados os casos mais graves de pessoas que necessitam de remédios de uso contínuo e antibióticos. Outros questionamentos do requerimento solicitam informações sobre quais os valores do FPM recebidos, mês a mês, no ano de 2011, e de Janeiro a Julho de 2012 e também o porquê os médicos da Unidade Mista de Saúde não trabalharam nos dias 17, 18, 19 e 20 de Agosto. Vamos ver se não fica apenas no papel e atitudes sejam tomadas, além é claro de levar ao conhecimento da população através da imprensa escrita e falada. Vamos aguardar!

Apostilas – Estamos a praticamente quatro meses do encerramento de mais um ano letivo e só agora os pais de alunos e vereadores resolveram reclamar sobre a falta de apostilas do sistema Anglo de Ensino nas escolas municipais? Mais uma cobrança a atual administração e diretoria de educação, só que o povo deveria cobrar isso já no início do ano. Vamos ser mais exigentes, senão a apostila desse ano só chega daqui a dois!

Comício – O candidato Rodrigo Maísa abriu a temporada de comícios eleitorais em Capivari. No último sábado, uma carreata terminou no bairro Moreto com a apresentação das propostas de governo.

Propaganda – O horário eleitoral gratuito em rádio e tv tiveram início na terça-feira (21). Em Rafard, a RFM já apresenta os candidatos a prefeito e vereadores com suas propostas. Pra quem quiser conferir é só sintonizar 107,9, das 7h às 7h30 e das 12h as 12h30.

Aqui é meu – Candidatos parecem estar não se entendendo com os espaços para divulgação dos cavaletes. Tem gente reclamando que coloca num lugar e o outro vai lá e tira. Outros reclamando de depredação. Tem espaço pra todo mundo minha gente!

Imagem – Tem candidato que precisa tomar um pouco mais de cuidado em como se portar frente à população, ou melhor, a população precisa se atentar mais em analisar o comportamento dos candidatos. Alguns flagrantes são de queimar o filme de qualquer um e deixam os marqueteiros de plantão com cada trunfo na mão. A imagem pública é tudo e mostra realmente quem é quem. Fiquem atentos eleitores!

Saia justa – Na sexta-feira (17), um oficial de justiça esteve na Prefeitura de Capivari e no comitê de campanha do atual prefeito e candidato a reeleição Luis Campaci, com um mandado de busca e apreensão de formulários, após denúncia do Ministério Público Eleitoral, de que funcionários comissionados teriam sido induzidos a apoiarem sua campanha. Segundo a Promotoria, Campaci teria distribuído entre os comissionados formulários autorizando a colocação de publicidade eleitoral em casas e veículos. A ação teria acontecido durante reunião em horário de expediente, conforme a denúncia do MP. O caso está sendo investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral como abuso de poder político/autoridade e com pedido de cassação do registro de candidatura e demais providências. Ai ai ai ui ui ui!

Tiro no pé – Após comentários do radialista José Cornélio de Menezes, mais conhecido como Jarrão, na Rádio Alternativa FM, o prefeito Campaci entrou com uma representação no TSE contra ambos, alegando calúnia, difamação e injúria contra ele. O assunto abordado teria sido comentários sobre um suposto superfaturamento na compra de um imóvel em Capivari. A representação foi julgada improcedente pelo juiz Cleber de Oliveira Sanches, que no final de sua sentença, requisitou a instauração de inquérito ou termo circunstanciado diretamente à autoridade policial. Jesuisss!!!

Nada definido – Até o fechamento da edição ainda não havia informações sobre o resultado do processo de registro da candidatura de Mauro Savassa, que foi barrado na Lei do Ficha Limpa, porém continua indeferido com recurso e aguardando julgamento do Tribunal Regional Estadual. O vereador pode fazer campanha normalmente até o momento.

‘Fakes’ – É até bonito de ver a participação da população capivariana nos debates políticos realizados nas redes sociais. O que não é nada bonito, é ver ataques pessoais e comentários caluniosos, pior ainda, são os chamados ‘fakes’, que criminosamente criam perfis faltos e com fotos de outras pessoas. A polícia tá na cola heim!

Indecisos – Em Capivari os eleitores parecem estar mais conscientes e decididos, já em Rafard, muitas pessoas comentam que estão indecisas e ainda não sabem em quem votar. Qual será o motivo de tanta indecisão?

Para refletir – “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.” (Platão)

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser estaremos de volta com mais informações. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo