23/06/2017
Morador denuncia excesso de cloro na água; Prefeitura confirma problema com dosador
RAFARD | Um morador de Rafard usou as redes sociais na segunda-feira, 19, para denunciar o excesso de cloro na água. Segundo o marceneiro, Paulo Vieira, o cheiro forte de cloro o motivou a comprar o Cloro Test, produto utilizado para identificar a presença de cloro.
“Para tomar banho pensei estar tomando banho com cândida. Fiz o teste com a água da torneira, na qual a presença de cloro deixa a água amarela quando pingamos 3 gotas do Cloro Test. Quanto mais amarelo, maior a presença de cloro”, conta Vieira.
O cloro é um produto químico tóxico, usado para desinfetar água potável há mais de 100 anos. É econômico e mata muitas bactérias, incluindo aquelas que causam a febre tifoide, cólera e disenteria. Infelizmente, também é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano, quando utilizado em excesso, além das normas do governo.
É o que questiona o morador. “Sabemos que o cloro é usado no tratamento de água, mas em excesso, faz mal ao invés de bem. E aí, qual a explicação?”, questiona.
Depois da polêmica, a Prefeitura de Rafard se pronunciou através de nota oficial. Confira:
“Na manhã da última quarta-feira, 21, após publicações em redes sociais sobre o índice de cloro na água, o prefeito Uil Maia e o vice Carlos Roberto Bueno estiveram no Reservatório, onde fica o dosador de cloro.
De acordo com o funcionário responsável pelo serviço, no último dia 14 de junho, ocorreu um problema no dosador do cloro, instalado na bomba que abastece os poços para o fornecimento de água. A empresa responsável pela manutenção foi acionada, e no mesmo dia fez os reparos no equipamento.
Na manhã da quarta-feira, 21, a dosagem de cloro estava no índice normal de 1,2. Os responsáveis pelo equipamento explicaram que com o problema no dosador, houve uma sobrecarga de cloro na água, por isso a percepção na hora do consumo.
De acordo com o funcionário do Departamento de Água, Elcio Ricomini, o índice está normalizado e a quantidade elevada de cloro, ocorrida com o problema no dosador, deve ser diluída totalmente até esta sexta-feira, 23.”