04/11/2016
Merecidamente campeão!
ARTIGO | O Palmeiras vai ser campeão brasileiro. Após 22 anos, o palmeirense enfim voltará a soltar o grito de campeão nacional (da primeira divisão). O Flamengo teve encerrado seu estoque de vitórias épicas, deixando o “cheirinho” não mais tão agradável para o seu torcedor. O Atlético-MG se dividirá com a Copa do Brasil. E o Santos vai lamentar até o final os pontos perdidos de maneira infantil para equipes que lutam contra o rebaixamento.
Dificilmente um título brasileiro acontece por acaso. É necessário se planejar, formatando um elenco capaz de aguentar longas 38 rodadas, prospectando não só a qualidade técnica, mas também uma homogeneidade englobando as partes físicas e emocionais. E o Palmeiras fez isso muito bem.
Esse título começou a ser construído quando o técnico Dorival Júnior salvou a equipe, a duras penas, do rebaixamento em 2014. Passando na sequência pela quebra da falsa impressão que havia de uma dependência do chileno Valdívia. Com o estádio novo e o presidente Paulo Nobre blindando o clube de dentro para fora, veio o título da Copa do Brasil do ano passado. A modesta campanha na Libertadores deste ano teve seu efeito positivo – percebeu-se que não seria o técnico Marcelo Oliveira quem levaria o Verdão ao título nos pontos corridos.
Cuca não é o técnico dos meus sonhos. Mas reconheço nele muitas qualidades que estão fazendo este time campeão. Aproveitando a excelente atmosfera e sinergia com a torcida, o Palmeiras é muito forte quando atua em casa. Ultimamente, a equipe diminuiu a intensidade na marcação e nas transições ofensivas, mas mesmo assim o Palmeiras é muito difícil de ser batido em seus domínios. Cuca foi quem colocou Gabriel Jesus como centroavante aproveitando sua explosão muscular e evolução nas finalizações. O equilíbrio defensivo que Moisés e Tche Tche dão, mais a força do colombiano Mina sustentam a defesa. E mesmo sem o capitão Fernando Prass, a estrela em ter o surpreendente Jaílson no elenco ajudou muito.
É nítida a ansiedade palmeirense nesta reta final. Mas ela não será suficiente para arruinar tudo de bom que foi feito até aqui. Nem as invenções de Cuca nas últimas rodadas, como Allione e Fabiano como titulares, vão tirar essa conquista da sala de troféus do clube. Resultado no futebol passa muito por merecimento, como diz Tite, técnico da seleção brasileira. E ninguém mais que o Palmeiras merece ser campeão brasileiro neste ano.