CapivariMombucaNotíciasRafardRegião

Domingo é dia de ir às urnas

30/09/2016

Domingo é dia de ir às urnas

Eleitores e candidatos devem ficar atentos ao que determina a legislação eleitoral; eleições municipais acontecem neste domingo, 2
Fique atento aos locais e horário de votação em Rafard, Capivari e Mombuca (Foto: Divulgação/EBC)
Fique atento aos locais e horário de votação em Rafard, Capivari e Mombuca (Foto: Divulgação/EBC)

ELEIÇÕES 2016 | Mais de 47 mil eleitores são esperados nas urnas para a votação das Eleições Municipais da 38ª Zona Eleitoral, formada por Capivari, Rafard e Mombuca. A votação acontece no domingo, 2 de outubro, quando serão divulgados os agentes políticos vencedores do Executivo e Legislativo, de cada município, para administrar as cidades nos próximos quatro anos – 2017-2020.
Em Capivari, segundo dados do Cartório Eleitoral, são esperados 36.468 eleitores, que estão aptos a votar. Já em Rafard, os candidatos disputam a preferência de 7.556 eleitores. Na pequena Mombuca, serão 3.351 pessoas exercendo a cidadania. Nas três cidades, o número de eleitores teve um pequeno crescimento, se comparado com as últimas eleições.
O número de urnas também aumentou. Em 2014, o Cartório Eleitoral disponibilizou 123 seções de votação, divididas entre os três municípios. Para este ano, serão 132 seções, sendo 99 urnas em Capivari, 11 em Mombuca e 22 em Rafard. Na somatória, serão nove seções a mais do que nas últimas eleições.
Desde o dia 8 de agosto, o Cartório Eleitoral de Capivari está funcionando em horário estendido para atendimento aos candidatos e eleitores. Neste domingo, dia da votação, o Cartório abre às 7h e não tem horário para fechar.
A lista com os endereços e locais de cada seção de votação foi divulgado na última semana. Em Capivari serão 11 pontos de votação. Já Rafard, contará com três locais e Mombuca, apenas dois. (Confira no quadro ao lado a lista completa com os locais de votação)

Fique atento
Na hora de votar o eleitor precisa ficar atento a algumas informações básicas. Para votar é preciso identificar o local e seção de votação, além é claro, de apresentar o Título de Eleitor e um documento com foto. Os pontos de votação serão abertos às 8h e fecham às 17h.
“Se o eleitor perdeu o título e sabe o seu número da seção e local de votação, ele pode votar com qualquer documento de identificação com foto, como a CNH, RG, Carteira de Trabalho, OAB, entre outros. Agora, o que não é permitido, é que o eleitor vá para a votação apenas com o Título de Eleitor, pois este documento não comprova a qualificação do mesmo. É preciso o título e um documento com foto”, alerta José Reinaldo de Faria, chefe do Cartório Eleitoral de Capivari.
Para diminuir o tempo e facilitar a votação, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve anotado o número dos seus candidatos. No dia da votação, há preferência para mulheres grávidas, enfermos, deficientes físicos e idosos, que não precisam ficar esperando na fila, basta apresentar-se ao mesário. Na hora do voto, não é permitido o uso de celulares ou qualquer outro equipamento eletrônico.
Para quem está fora do seu domicilio eleitoral, ou seja, fora de sua cidade de votação, há o recurso de justificar o voto. Basta preencher corretamente o formulário de Requerimento e levar junto com o título de eleitor e um documento de identificação com foto, em qualquer uma das seções eleitorais. O Requerimento de Justificativa Eleitoral é gratuito e estará disponível nos postos de votação.
Depois das eleições, o eleitor tem um prazo de 60 dias para justificar a ausência do voto, apresentando a justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor. É possível também enviar o requerimento preenchido via Correios ao juiz eleitoral do cartório em que estiver inscrito.
O voto é obrigatório para os eleitores alfabetizados entre 18 e 70 anos. Quem não votar ou não justificar sua ausência em até 60 dias ficará em débito com a Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não vote em três eleições consecutivas, não justifique e também não pague as multas, seu título de eleitor será cancelado, devendo regularizar a situação para voltar a votar.

Regras
Relembre algumas das regras que foram colocadas ao longo dos anos para tornar o dia de votação mais organizado.
É proibido fazer boca de urna, ou seja, propaganda eleitoral nas redondezas das seções eleitorais. É considerado manipulação dos eleitores. Quem for pego fazendo isso, vai para a cadeia de seis meses a um ano e ainda paga multa de até R$ 15.961,50.
Também não pode distribuir santinhos, fazer comícios, usar alto-falantes e usar carros de som. Por outro lado, o eleitor pode fazer manifestações individuais e silenciosas: usar camisetas de um candidato ou partido, bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Publicidade

locais-de-votacao

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo