05/09/2016
Estudo revela Ranking da Eficiência dos Municípios
Rafard é o município melhor ranqueado da região, na 176ª colocação; Capivari amarga a 3.904ª posiçãoUm estudo do jornal Folha de São Paulo, em parceria com o instituto de pesquisa Datafolha, divulgou na última segunda- -feira, 29, uma ferramenta inédita que mostra qual é o grau de eficiência dos municípios brasileiros, nos quesitos saúde, educação e saneamento básico.
Este Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) levou em conta indicadores de saúde, educação e saneamento de 5.281 municípios, ou seja, de 95% das cidades de todo o país. O objetivo da pesquisa é mostrar, em ano eleitoral, quais cidades oferecem mais saúde, educação e saneamento, gastando menos e fazendo mais.
Para classificar os municípios, foi criada uma escala de 0 (ineficiente) a 1 (eficiência máxima), e só as cidades que ultrapassaram 0,50 são consideradas eficientes.
O estudo mostra, ainda, que apenas 24% dos municípios ultrapassaram a marca dos 0,50. Uma pesquisa nacional divulgada pelo Datafolha indica que só 26% dos municípios brasileiros aprovam a gestão de suas Prefeituras. O Ranking de Eficiência também mostra que a área de Saúde é a que recebe pior avaliação, com 52% de reprovação dos entrevistados. A porcentagem é maior até que a avaliação dos próprios prefeitos, que chega a 43% na classificação de regular, ruim ou péssimo.
Ranking de Eficiência na região
Dos 5.281 municípios avaliados, Rafard, Capivari, Mombuca, Porto Feliz e Elias Fausto também foram classificados. Destas cinco cidades, segundo o Ranking da Folha, Rafard aparece em primeiro lugar com a melhor avaliação da região. O município está classificado em 176º lugar, com 0,569 na pontuação geral, o que lhe deu a classificação de “Eficiente”.
Já Capivari, amarga a pior classificação geral, comparada com as outras quatro cidades, em 3.904º lugar, com apenas 0,399 na pontuação. Considerado muito distante de 1 ponto, o município foi classificado como “Pouco Eficiente”.
Elias Fausto recebeu a classificação de “Alguma Eficiência”, o que também não é considerado ideal. A cidade ocupa o 2.343º lugar, com 0,464 pontos. Com classificação parecida, está Mombuca, que no geral ocupa o 2.074º lugar. Sua pontuação foi de 0,473. No 793º lugar, com 0,521 pontos, está Porto Feliz, considerada “Eficiente”.
Os estudos também revelam as pontuações por áreas. Na Educação, as cinco cidades estão dentro da média, que é de 0,509 em todo o Brasil. O mesmo acontece no Saneamento Básico, onde as cidades estão acima da média, que é de 0,567.
Já no quesito Saúde, enquanto a média no Brasil deve ser de 0,500, Capivari acumula apenas 0,206. Elias Fausto e Porto Feliz também estão abaixo da média, 0,449 e 0,484 respectivamente. Em contraponto, Mombuca e Rafard apresentam pontuação acima da média, sendo o maior índice para Rafard, com 0,670 pontos, seguido de Mombuca, com 0,581.
De forma geral, o ranking aponta que os municípios espelham os desafios do país, como o crescimento do gasto público e a dependência de verbas federais, e demonstra a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio. De acordo com o estudo, o gestor é o diferencial.
Depois da divulgação da pesquisa, o prefeito de Rafard, César Moreira, disse estar bastante satisfeito com o resultado. “Essa pesquisa mostra que sempre estivemos no caminho certo. Durante minha gestão recebi várias críticas no modo de administrar, mas seguimos em frente, com foco em uma gestão profissional, voltada para resultados para a coletividade e não para atender interesses pessoais”, registra.
Palavra do prefeito
O chefe do Executivo rafardense apresentou suas considerações sobre as áreas avaliadas. Confira:
Educação – “Na educação foi avaliado o número de crianças nas escolas de educação infantil. E nós estamos preocupados com isso. Nosso índice está acima da média e ficará ainda mais, pois inauguraremos nos próximos dias, mais uma creche. Isso sem contar nos investimentos em capacitação dos profissionais da área, em nosso sistema apostilado e outros quesitos não avaliados por essa pesquisa, mas que também enquadram Rafard como referência em Educação”.
Saúde – “Nesta área foi analisada a cobertura por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitantes e apesar de a saúde ser a área de maior reclamação por parte de alguns moradores e vereadores, Rafard está bem acima da média em saúde. Uma prova disso é que muitas vezes nem planos particulares mantém pediatras em suas unidades. Nós investimos em equipamentos, abertura do PACS, reforma da unidade, em melhorias de transporte de pacientes, contratação de mais profissionais especializados, dentre outras. Temos 2,5 médicos para cada mil habitantes e nossa atenção básica atende 100% da população”.
Saneamento – “Nessa área foram avaliados os percentuais de domicílios atendidos pela rede de água e esgoto e por sistema de coleta de lixo e nesta área nós também estamos avançando. Nos índices, inclusive foi o qual mais sobressaímos na média nacional, uma vez que a nacional é 0,56 e Rafard obteve 0,93. O plano municipal de saneamento básico contemplando o plano de resíduos sólidos será um avanço para Rafard. A pesquisa mostrou Atendimento de água: 94%, Coleta de lixo domiciliar: 98% e Cobertura de esgoto: 89%. Lembrando que há diferença entre coleta e tratamento”.