CapivariNotíciasRafard

Começa hoje a propaganda eleitoral na rádio e na TV

26/08/2016

Começa hoje a propaganda eleitoral na rádio e na TV

Com mudanças na lei, os programas em bloco só serão para os candidatos a prefeito; vereadores terão pequenos segundos espalhados
Uil Maia e Tete Borsari terão os maiores tempo para propaganda nas rádios (Foto: Ilustrativa)
Uil Maia e Tete Borsari terão os maiores tempo para propaganda nas rádios (Foto: Ilustrativa)

ELEIÇÕES 2016 | Nesta sexta-feira, 26, começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Com a reforma eleitoral de 2015, o período de propaganda nestes meios de comunicação baixou de 45 para 35 dias. O último dia de propaganda será em 29 de setembro, como prevê a resolução nº 23.457 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para que os candidatos a prefeito possam apresentar suas propostas para a população, os canais de rádio e TV deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, em dois horários, de segunda a sábado, sendo das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, o horário será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Sempre considerando o horário oficial de Brasília.
Não há mais propaganda em bloco para candidatos a vereador. Com a Lei 13.165/2015, os spots de 30 a 60 segundos serão distribuídos e veiculados ao longo da programação das rádios, das 5h à meia noite. São 70 minutos diários para cada coligação, sendo que 60% do tempo é destinado ao candidato a prefeito e os outros 40% para os vereadores.
De acordo com o radialista Chico Rebete, da rádio R FM, em Rafard, a propaganda eleitoral no rádio é um dos meios mais diretos e transparentes que o candidato pode usar para falar com a população. “É a forma mais viva e direta que o candidato tem de se mostrar realmente para os seus possíveis eleitores. O rádio é um dos principais canais de comunicação na comunidade”, afirma.
O cálculo do tempo do candidato no programa de rádio ou TV é feito pelo juiz eleitoral de cada município. Conforme a Lei das Eleições nº 9.504/97, a divisão da propaganda deve ocorrer da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados. Quanto mais representantes do partido na Câmara, mais tempo o candidato tem na propaganda de Rádio e TV.
Nos casos das coligações, deve ser feita a soma dos seis maiores partidos que compõe a coligação majoritária. Já os outros 10% restantes do tempo devem ser distribuídos igualmente entre os candidatos.

Tempo dos candidatos
Em Rafard, três candidatos disputam as eleições municipais. Cada um deles já sabe seu tempo estipulado para a propaganda no rádio. O município conta com a rádio comunitária R FM. Dos três candidatos, Uil Maia é o que terá mais tempo nos 10 minutos dos dois blocos do programa eleitoral, de segunda a sábado. Seu tempo será de 4 minutos e 25 segundos. Já o candidato Marcelo Puff terá 3 minutos e 50 segundos, também, na grade dos dois blocos de 10 minutos. Márcio Minamioka ficou com 1 minuto e 45 segundos restantes.
Já em Capivari, o maior tempo ficou com o candidato Tete Borsari, com 4 minutos e 20 segundos. O segundo maior tempo está Rodrigo Proença, 3 minutos e 55 segundos. E o candidato Luís Albieiro terá 1 minuto e 45 segundos.
As propagandas serão veiculadas nas quatro rádios da cidade, Cacique, Alternativa, Monte Sinai e Raízes FM.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?