CapivariMombucaNotíciasRafard

Surto de Dengue coloca população em alerta

08/01/2016

Surto de Dengue coloca população em alerta

Doença chega a 1,59 milhão de casos no Brasil em 2015 em balanço parcial; Governo ainda não terminou de compilar dados da doença em ano recorde

RAFARD | A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes. Com 160 casos positivos registrados até 31 de dezembro de 2015 e o número de casos crescendo a cada dia, Rafard já figura entre as cidades endêmicas. Segundo a Vigilância Sanitária os principais focos estão no Centro da cidade. Até o momento, não houve morte por dengue.
O Ministério da Saúde ainda não terminou de compilar todos os casos de dengue registrados em 2015, mas até 5 de dezembro o número de vítimas do vírus havia chegado a 1,59 milhão em todo território nacional.
No último boletim epidemiológico divulgado pelo governo sobre a doença, as regiões Sudeste e Centro-Oeste apareceram com as maiores taxas de disseminação da doença. São Paulo e Goiás tiveram até o período, respectivamente, incidências de 2.438 e de 1.640 casos por 100 mil habitantes.
Os quatro municípios recordistas na permanência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti são paulistas: Onda Verde: 17.966 casos; Rio Claro: 10.237 casos; Sorocaba: 8.647 casos; Campinas: 5.746 casos.
De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Celso Cerezer, além da dificuldade em combater o surto, os agentes estão encontrando resistência por parte dos moradores para entrarem nas casas por conta dos bandidos que se passaram por agentes no final do ano passado.
“O trabalho realizado para combate é a busca ativa, bloqueio de criadouros e nebulização. Estamos com ações de orientação em todo o município. Durante o período das aulas as orientações foram em escolas, com teatro, palestras, gincanas e entrega de folders, também visitamos empresas e locais de riscos e todos os domicílios com a equipe da Vigilância. A orientação também é feita via jornal, rádio, carro de som, faixas (colocadas nas ruas) site oficial e redes sociais o que deve ser feito para evitarmos a proliferação do mosquito”, esclarece Cerezer.sintomas-dengue

Capivari
Segundo a Vigilância Sanitária de Capivari, no ano de 2015 foram feitas 2.964 notificações, sendo 1817 casos negativos e 1147 positivos. A contagem correta denominada de “Ano Dengue” ocorre de julho a julho. Sendo assim neste “Ano Dengue”, até o presente momento foram contabilizadas 41 notificações, sendo 23 casos negativos e 18 positivos. Houve um caso de morte de um morador de Capivari, mas o mesmo faleceu em Americana onde estava realizando o tratamento.
O trabalho de orientar e combater os focos são de responsabilidade da Vigilância Sanitária (Visa). No dia a dia, os agentes percorrem as residências do município para localizar possíveis focos de dengue e orientar os moradores para eliminar a água parada. Esse trabalho é realizado de segunda a sexta-feira durante todo o dia. No caso de casas que não são encontrados os moradores é feita uma relação e periodicamente os agentes percorrem essas residências após o expediente ou aos sábados.
Segundo a VISA, os agentes dividem o município em cinco setores, sendo assim toda a cidade é percorrida em aproximadamente quatro meses. Vale ressaltar que este cronograma é paralisado caso haja algum caso suspeito em outro setor. Neste caso, os agentes se deslocam para esta região para um controle contra o criadouro.
A Vigilância Epidemiológica, ao receber a ficha de notificação, monitora o exame do paciente até que este fique pronto e encaminha à VISA para continuidade do trabalho. Este processo é feito o mais breve possível para que os agentes da VISA entrem em ação na busca de focos e possíveis criadouros.
“A Prefeitura de Capivari saiu na frente e realizou de 2 de outubro a 18 de novembro a Campanha em Combate à Dengue nos Bairros. Foram percorridos 15 bairros da cidade onde foram levados agentes de controle de endemias para uma ação de prevenção, informação e orientação dos moradores, além de passeatas e visita casa a casa. A ideia foi iniciar a conscientização da população antes de iniciar o período crítico”, disse o Executivo, que informa que para este ano, a ideia é fazer uma prevenção maciça, com divulgação por todos os meios de comunicação para que as medidas de combate a dengue e a sua importância chegue à população. “Para tanto, estamos lançando a campanha ‘Xô Dengue’ que tem como slogan ‘Capivari não pode ficar parada, nem a água’. Capivari terá uma força tarefa que percorrerá todos os bairros da cidade”, completa.
Mombuca registrou 46 notificações de Dengue foram em 2015. Sessenta por cento dos casos no Centro da cidade e 40% no Bairro Vila Nova.controle-dengue

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo