Opinião

Fiat Lux

08/01/2016

Fiat Lux

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Permitam-me fazer uma pausa em nossas biografias para expressar um sentimento de emoção e desejo aos meus leitores e aos proprietários do O Semanário Deise e Túlio, meus diletos ex-alunos.
No início da criação do Mundo Deus disse: “Fiat Lux”, expressão latina que quer dizer “Faça-se luz” e Deus criou a luz.
Nesta noite passada ouvimos o pipocar de rojões. Deixando do lado os estrondos tão danificadores aos nossos ouvidos e sistema nervoso, e muito mais dos pobres cachorros mais sensíveis, ficamos encantados com as multicoloridas luzes, em forma de estrelinhas, sobre o pano de fundo celeste. Os expectadores, mais sensibilizados, mais fraternos, aguardam por um ano novo mais auspicioso, abundante de amor, felicidade e alegria, encantam-se e achegam-se mais ao seu Criador.
Deus é Luz. O salmista Davi, fugitivo de Saul, louvou ao seu escudo protetor: “O Senhor é a minha luz… a quem temerei?” (Sl. 27:1). A mulher sente-se radiante porque dá luz o (a) filho (a). Nas trevas há insegurança e o medo torna-se mais real, há maior probabilidade de tropeçar e de surpresas desagradáveis e até mortais. As trevas são símbolos de pecaminosidade, e de morte, luz é de vida, saúde, alegria. Quando Deus Se faz presente em nossa casa, o lar é radiante, inundam os raios de paz e alegria e até a saúde melhora. Experimente!
Luz é a forma visível da energia necessária para a vida, sem energia não pode haver vida, ela organiza e otimiza o tempo. Com o nascer do sol, o Criador pinta o céu proporcionando ao admirador do belo um halo de vida. Os raios solares matam os microrganismos nocivos à saúde. A luz solar nos permite apreciar os vários tons de verde da vegetação e as matizadas e múltiplas espécies de flores enfeitando o nosso Mundo, revelando o caráter amoroso do Criador e Sua apreciação pelo belo.
Quando Jesus esteve entre os terrestres, tinha sempre palavra de ânimo e paz, curou doentes, ensinou o caminho seguro, alimentou famintos, deu esperança e perdão aos perdidos, libertação aos cativos. Ele disse: Eu sou a luz do Mundo.
À noite, nem tudo é escuridão, Deus deixa rastros luminosos que nos encantam, estrelas emitem luz, o luar enternece o coração, enobrece o expectador e inspira os poetas. O Salmista cantou: “Ó Senhor, Senhor nosso quão admirável é o Teu nome em toda a Terra… puseste a Tua glória nos céus… Quando olho os céus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para dele Te lembres e o filho do homem para que o visites?” Sl 8:1-.4
Jesus disse que nós cristãos devemos ser a luz do Mundo. Assim como a lua devemos refletir a luz de Cristo, isto é, expressar bondade, amor, o espírito perdoador, a fraternidade, o auxílio aos doentes, enfim ter religião prática.
Não podemos ser estrelas cadentes, cuja luz se apaga mostrando a morte. O cristão não é opaco. Devemos jorrar abundante luz no nosso lar, iluminando a esposa e filhos com os benfazejos raios de bondade, cortesia, amabilidade. Tais cristãos têm por costume falar baixo (não esbravejado), usam, com frequência as palavras, por favor, com licença, muito obrigado, sabem elogiar sem hipocrisia, são alegres e atraem seus familiares.
Ao iniciar 2016 façamos um propósito de ser um reflexo do caráter amável de Jesus, principalmente no nosso lar, ser pessoa mais agradável e atraente aos nossos familiares como a flor o é às borboletas. Então a família toda será feliz e o lar terá a companhia de anjos e Jesus será seu hóspede contínuo.
Amigo leitor, desejo que seu lar seja um pedacinho do Céu, um ninho de felicidade, onde seus queridos gostem de estar e tenham sede da presença dos pais. Deus o abençoe nesse novo ano! “Fiat Lux” na sua casa e sua vida seja transbordante de alegria, paz e felicidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?