Opinião

Curiosidades esportivas da semana

14/12/2015

Curiosidades esportivas da semana

José Carlos de Oliveira é amante do esporte, em especial do futebol (Foto: José Carlos de Oliveira/Arquivo pessoal)
José Carlos de Oliveira é amante do esporte, em especial do futebol (Foto: José Carlos de Oliveira/Arquivo pessoal)

Coluna | Por José Carlos de Oliveira

Dia 11 de dezembro de 1932 – Palestra Itália venceu o Santos por 8 a 0 pelo Campeonato Paulista. Os gols foram anotados por; Romeu Pellicciari (2), Imparato (2), Lara, Sandro, Avelino e Goliardo. O jogo foi no campo da Ponte Grande que pertencia ao Corinthians. OBS: Esta foi a maior goleada que houve até hoje do time Alviverde sobre o Peixe. Neste ano o Palestra Itália sagrou-se Campeão Paulista Invicto. Disputou 11 jogos e venceu todos. Marcou 49 gols e sofreu apenas 8.

Dia 12 de dezembro de 1971 – Atlético Mineiro venceu o São Paulo por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Mineirão e o único gol da partida foi anotado por Oldair. OBS: Este jogo fez parte do triangular entre Atlético, São Paulo e Botafogo, para decidir quem seria o primeiro campeão brasileiro, uma vez que foi em 1971 que começou esta competição e o grande campeão deste ano foi o Atlético Mineiro, que tinha como técnico, Telê Santana. Em 44 anos de existência do Campeonato Brasileiro, este foi o único título que o Atlético conquistou.

Dia 13 de dezembro de 1981 – Flamengo venceu o Liverpool da Inglaterra por 3 a 0 pelo Mundial Interclubes. O jogo foi em Tóquio e os gols foram marcados por Nunes (2) e Adílio. Neste dia o Flamengo jogou com; Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. O técnico era Paulo Cesar Carpegiani. OBS: Com esta vitória o Flamengo sagrou-se Campeão Mundial Interclubes.

Dia 14 de dezembro de 1958 – Santos venceu o Guarani por 7 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi na Vila Belmiro. Os gols santistas foram marcados por Pelé (4), Dorval, Pepe e Bidon contra. OBS: Com esta vitória o Santos sagrou-se Campeão Paulista. Foi o 4º título estadual do Peixe. No terceiro gol de Pelé, ele deu três chapéus seguidos em três zagueiros e chutou a gol. A bola estourou no travessão e bateu no chão. Quando o juiz João Etzel validou o gol, o time inteiro do Guarani correu para cima dele alegando que a bola não havia ultrapassado a linha. O árbitro saía para cá, saía para lá, mas os jogadores do Guarani continuavam em cima dele. Para encerrar a discussão, o juiz berrou: “Querem saber de uma coisa: mesmo que não tivesse entrado, eu daria o gol porque a jogada foi muito bonita. Foi gol do Pelé e acabou”. Neste ano o Santos sagrou-se campeão paulista e Pelé marcou simplesmente 58 gols. É o recorde até hoje e certamente jamais será batido.

Dia 15 de dezembro de 2002 – Santos venceu o Corinthians por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Morumbi e os gols do Peixe foram marcados por Robinho, Elano e Leo, enquanto que para o Timão marcaram Anderson e Deivid. Neste dia o Santos jogou com; Fábio Costa, Maurinho, André Luis, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Robinho e William. O técnico era Emerson Leão. OBS: Com esta vitória o Santos sagrou-se Campeão Brasileiro e Robinho ficou famoso com sua pedalada que deu pra cima do jogador Rogério.

Dia 16 de dezembro de 1990 – Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Morumbi e o único gol da partida foi marcado por Tupãzinho, aos 9 minutos do segundo tempo. Neste dia o Corinthians jogou com; Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Tupãzinho; Fabinho, Neto (Ezequiel) e Mauro (Paulo Sérgio). O técnico era Nelsinho Baptista. O público foi de 100.858 pagantes. OBS: Com esta vitória o Corinthians conquistava seu primeiro Título de Campeão Brasileiro.

Dia 17 de dezembro de 1967 – Corinthians e São Paulo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e o gol são-paulino foi anotado por Lourival, enquanto que Benê marcou para o Timão. OBS.: Com a vitória o São Paulo seria o campeão daquele ano, mas o Corinthians empatou aos 45 minutos do segundo tempo. Com isto a decisão ficou para a última rodada, onde o São Paulo enfrentou o Santos e perdeu o jogo por 2 a 1 e também o título para o Peixe.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?